Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TEMAS EXISTENCIAIS

TEMAS EXISTENCIAIS
Tania Regina Tonieto Comel
out. 24 - 2 min de leitura
000

Meu conto de fadas favorito e sua dinâmica sistêmica

Sempre tive grande fascínio pela história “A bela adormecida”. Na história, a princesa permanece bela e intacta aguardando um corajoso príncipe a resgatá-la de um sono profundo e em seguida acordá-la com um romântico beijo.

Hoje percebo que na vida adulta, a história infantil revela um  roteiro da “mulher abandonada”, explicado através das constelações.  

Na visão sistêmica, a  fada que não é convidada à festa de casamento do Rei representa uma exclusão. Mais tarde, a filha do  Soberano ao chegar na puberdade – idade das iniciações nos relacionamentos amorosos - é “abatida” por um sono eterno.

A fada excluída representa  vários parceiros da mãe ou do pai, que sofreram muito com a separação e não foram reconhecidos e honrados, fazendo com que tivesse perdido sua vida já que não tem valor, como a bela adormecida. Mais tarde, alguém do sistema do pai ou da mãe que abandonou ou foi abandonada por este parceiro pode reviver este mesmo destino e ser largada sucessivamente, sem perspectivas de refazer a sua vida amorosa.

O que podemos interpretar sobre os personagens é que pode existir relação com uma situação da vida e história familiar dos seus pais, irmãos dos pais, avós ou bisavós maternos e paternos. Este processo revela para quem olhamos, com quem estamos identificados, com qual destino estamos entrelaçados sem saber, nos dando opção de reformulá-lo olhando com carinho para o enredo e incluindo a todos.

Para cada caso existe uma saída que não pode ser padronizada, mas entre elas sempre tem o olhar para quem foi excluído, com quem se cria a identificação, reconhecê-lo e aceitá-lo, pode ser a mudança no final da história. Deixar com ele o seu destino, com amor, humildade e gratidão.

Olhar para frente e deixar o passado fazer o seu milagre, porque “liberados somos concluídos”. (Bert Hellinger)

"Somente quando a fruta madura cai à terra se desprende aquilo que serve ao futuro". (Bert Hellinger)


 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.