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TEXTO DE FINALIZAÇÃO DO MÓDULO 01

TEXTO DE FINALIZAÇÃO DO MÓDULO 01
MARINEIDE LUNKES TROJACK
set. 13 - 5 min de leitura
010

 

 

Texto de finalização do módulo 1

 

  1. O módulo 1, que tem como título: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DAS CONSTELAÇÕES, trata sobre o histórico, os fundamentos, o campo, a técnica e os princípios das constelações sistêmicas.

Na aula 1, ao tratar sobre a história das constelações sistêmicas, a mestra Olinda nos apresenta Bert Hellinger o criador dessa teoria. De acordo com a mestra, Bert Hellinger foi um poeta, um estudioso, um filósofo. O motivo que levou esse filósofo a desenvolver essa teoria foi o fato de querer entender por que as pessoas se emaranham.

A sua principal curiosidade era: “Por que determinadas pessoas, em um mesmo contexto, agem assim e outros agem diferentes?” Bert se propôs a vivenciar, experienciar cada uma de suas hipóteses e isso o diferencia. Após se tornar padre foi para África e lá conheceu o povo Zulu com quem aprendeu que quando olhamos para o outro com um olhar de presença entendemos que a dor do outro é a nossa dor (empatia). Bert casou-se duas vezes, sendo que sua segunda esposa continua o seu legado, conduz a sua escola.

Em 2019, aos 96 anos, Bert Hellinger faleceu.

Na aula 2, a mestra aborda os fundamentos das constelações sistêmicas. Nessa aula aprendi que Hellinger encontrou na análise transgeracional, na hipnoterapia, na programação neurolinguística e na terapia primal as técnicas que ajudam as pessoas a resolver seus problemas. Ele entendeu, com seus estudos, que a energia de uma pessoa não se acaba, que a energia de uma pessoa que já morreu permanece e que herdamos também as dores e os sofrimentos dos nossos antepassados. Por isso, precisa trazer essa energia para a luz, para o presente e mudar esse movimento.

Ao falar sobre o campo, na aula 3, Olinda nos diz que a teoria do campo foi desenvolvida por Rupert Sheldrake. Esse biólogo e filósofo procurou entender como funcionam as forças invisíveis que vão além das palavras, vão além da nossa comunicação. Essa teoria afirma que o campo é o que nos liga uns aos outros, liga a todos nós.

O campo é a vida, é a natureza.

Para continuar os estudos sobre campo, a mestra indicou o livro: “Sete experimentos que podem mudar o mundo”, além de orientar que busquemos outros estudos sobre campos morfogenéticos, teorias da epigenéticas de autoria de Rupert Sheldrake.

Na aula 4, é apresentada a técnica das constelações. A mestra nos diz que constelação não deve ser apenas uma intervenção terapêutica, deve ser um estilo de vida. O terapeuta, precisa, sim saber manejar a técnica, porém é necessário que as constelações se tornem seu estilo de vida.

A estrutura das sessões consiste de um cliente - aquele que coloca o tema; de um tema – um sofrimento, uma doença, enfim, algo que a pessoa queira transformar, a intenção do cliente; de elementos para representar – coleta de elementos importantes sobre o tema do cliente; e de recursos – ajudam a perceber e a encontrar a solução.

Olinda apresentou um exemplo de tema e demonstrou o modo mais apropriado de encaminhar tal sessão. Quanto aos representantes enfatizou que esses podem ser pessoas que se oferecem ou pessoas escolhidas pelo terapeuta ou pelo cliente. As sessões podem ser on line ou presenciais. A sessão de constelação constitui-se de três tempos: 1º. Colocar o tema; 2º. Perceber o que poderia ser a solução e 3º. Indicação de tarefas que o cliente deve realizar.

O pertencimento, a compensação e a ordem, são apresentados na aula 5, como os princípios sistêmicos. Pertencimento: na natureza todos pertencem, o ser humano também tem essa necessidade de pertencer, de ser aceito pelo grupo. Esse pertencimento pode ser dar pelo amor ou pela dor.

Compensação: é o equilíbrio entre o dar e receber. Recebemos conforme damos, se fazemos o bem, recebemos algo de bom. Todo dano precisa ser reparado, pois só podemos pertencer se estivermos de bem. Ordem: cada um tem seu lugar, devemos saber o nosso lugar e agir a partir dele, respeitar nossos líderes, nossos pais.

Os maiores devem servir. A mestra reforça, ainda, que esses três princípios interagem entre si.  

A aula 6 consiste em fazer um relato de vida destacando o que percebo de sintonia com meus antepassados, qual a afinidade entre mim e eles, o que me traz saudades, o que ainda não foi visto. Escrever essa carta foi, ao mesmo tempo, doloroso e reconfortante .

Para complementar esse módulo há a indicação de 4 livros, porém até o momento consegui ler somente 2, sendo Histórias de Amor e Meu Trabalho, Minha Vida, os dois de autoria de Bert Hellinger.

Esses dois livros reforçam e complementam as ideias apresentadas pela mestra Olinda, durante as aulas.

#mod01 - Marineide Inês Mielke Lunkes Trojack – aprendizados dos primeiro módulo - 22/10/2020.

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