Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TODA NOITE ESCURA, CARREGA EM SI, A LUZ DIVINA

TODA NOITE ESCURA, CARREGA EM SI, A LUZ DIVINA
Amanda Russo
fev. 12 - 3 min de leitura
000

As noites escuras do meu sistema sempre trouxeram a questão do abandono. Visto de diversas perspectivas, mas todos intensamente sentidos.

Meu pai precisou deixar sua terra natal na adolescência, pois passava muitas dificuldades e se sentia imensamente desamparado pela sua família, na época. Nesse processo passou por desafios, morou na rua, passou fome, mas logo recebeu ajuda de um desconhecido para poder se abrigar, conseguir trabalho e se restabelecer. Porém, continuou, durante a vida, se sentindo abandonado.

Não tendo recebido essa nutrição de sua terra e sua família quando era novo, carregou esse sentimento por muito tempo com ele.

Minha mãe também passou por perdas muito doloridas durante sua vida.

A morte de sua melhor amiga em um acidente ainda quando eram adolescentes; a morte de seu primeiro amor quando estavam prestes a se casar e ele teve um infarto fulminante; a morte de seu pai levado pelo câncer; a morte de sua primeira filha, minha irmã não nascida, quando estava prestes a nascer.

E também agora, recentemente (há um pouco mais de 1 ano), a morte de seu esposo, meu pai, que ocorreu de forma repentina devido a um infarto intestinal.

Este último fato, também foi uma noite escura para mim, que em meio a uma pandemia já estava há um tempo afastada fisicamente de meus pais, e me angustiou muito a situação de não poder ter estado mais próxima nesses últimos momentos dele, tendo o visto somente quando já estava desacordado.

E depois disso, tanto em uma constelação que fiz, quanto na terapia continuada que faço, veio a questão do abandono. Do quanto eu me sentia também abandonada, inconscientemente, por conta de seu falecimento.

A morte nos causa uma sensação assim. Alguém que foi e nos deixou.

Mas, "toda noite escura, carrega em si, a luz divina."

E essa noite escura foi trazendo sua luz, pois quando compreendemos essa escuridão, ganhamos consciência sobre os aprendizados e transformações que ela nos pede.

Como meu pai mesmo dizia:

"A fugacidade da vida nos ensina a viver melhor".

Percebo o quanto tenho me transformado depois que isso aconteceu, e o movimento forte e necessário que reverberou em meu sistema familiar, onde houve resoluções importantes, pessoas se reaproximaram, diálogos necessários aconteceram, segredos vieram à tona, e liberações ainda estão ocorrendo por conta disso.

Olhar para tudo isso dessa maneira nos faz perceber essa luz divina e o quanto tudo de fato vem para se harmonizar.

"O amor nunca cansa."

O amor nunca nos abandona e ele está em cada noite escura, não nos esqueçamos disso.

Abramos a porta para ele e o convidemos para entrar e conversar com nossa dor.

Ele trará essa luz divina.

#mod07#abandon#noitesescuras #morte#oamornuncacansa

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.