Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TUDO ESTÁ DENTRO DE NÓS

TUDO ESTÁ DENTRO DE NÓS
Joelma Aparecida Vieira Busanello
mai. 27 - 3 min de leitura
000

A expressão “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”  nunca fez muito sentido para mim até concluir o módulo 4 e a leitura do livro “ A verdade sobre o sofrimento humano”.

Num retrospecto da história, o ser humano sempre buscou e continua a buscar o amor,  a felicidade, a vida plena, porém dentro de uma visão de mundo pautada no egocentrismo e no materialismo, ele vem, ao longo de milênios travando uma verdadeira guerra contra sua própria espécie nesta busca pela tão almejada felicidade e isto tem  causado terríveis danos à vida como um todo.  

Claro que em sã consciência ninguém busca o sofrimento, por isso, a grande maioria do sofrimento humano é inconsciente.  Dentro da abordagem sistêmica e de acordo com o livro A verdade sobre o sofrimento humano de Olinda Guedes, "O sofrimento humano é a busca do amor” e este sofrimento nos acompanha sinalizando com sintomas a direção que precisamos tomar para  ajustar nossa vida rumo a cura.

Quando o sintoma é ignorado, é comum o corpo adoecer levando  a pessoa a ficar presa nos efeitos da dor física e na busca do alívio para suas dores, sem que ela se dê conta de que a cura pode estar muito além das dores físicas.

 Sistemicamente Olinda Guedes fala da  importância de entendermos que quando a doença está fora do atual contexto de vida da pessoa ela deve buscar além do visível a origem da doença, e entender que a manifestação dos sintomas já é um alerta do corpo de que algo precisa ser visto e curado.  

Doença é não, é abandono, é indiferença" (pág 65).

Quando os sintomas são ignorados, a  doença pode se manifestar causando muita dor, tanto física como emocional, e isso pode aprisionar a pessoa de tal forma a ponto de deixá-la indiferente ao que acontece a seu entorno, adoecendo todo seu sistema e isso pode ser perpetuado pelos seus descendentes por meio da memória transgeracional.

Toda dor, seja ela física ou emocional é uma experiência que precisa ser vivida e como nada é permanente, tudo passa, entender isso é muito importante pois podemos fazer destas dores uma força na busca pela cura.

Aprendi com a leitura do livro citado que tudo está dentro de nós.... E muito daquilo que projetamos, é reflexo de tudo o que herdamos de nossos antepassados.

O sofrimento  pode ser curado a partir do olhar amoroso para dentro de nós mesmos.  Todos os sintomas exteriorizam o que precisa ser curado e olhar para eles entendendo que são sinais do amor que adoece é o primeiro passo para a cura.  Também entendo que isso não é fácil, principalmente numa realidade  onde o materialismo e o mecanicismo formam uma densa névoa na consciência humana.

Por fim, entendi que optar pelo não sofrimento é um esforço de muita vontade e também de conhecimento, pois quando se busca, através do conhecimento, entender o sintoma e vê-lo  de forma amorosa, ele deixa de ser um obstáculo e se transforma em algo precioso, um caminho, um chamado da alma para uma verdadeira conversão do ser.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.