Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL
Cleide Freitas de Souza
jun. 20 - 5 min de leitura
000

Como todo curso, no inicio, senti uma expectativa gostosa, já sabia mais ou menos como seria o assunto. Afinal, não foi à toa que eu vim parar onde parei.

A cada aula, aprendi muitas novidades, as constelações online (nem se fale). Queria participar de todas e, assim, dia após dia, o conhecimento foi aumentando e junto vieram indagações, curiosidades e respostas para coisas que não sabia nem por onde começar.

 Tudo chamou minha atenção, não daria aqui pra enumerar tantas situações e encantamento. Vim fazer o curso por um motivo e lá estava eu imaginando novas situações no meu dia-a-dia com meus alunos na escola onde trabalho.

A dedicação foi bastante, ficava horas no computador sem vontade de sair, tudo valeu muito à pena. Uma gama de conhecimentos me foi proporcionado, só tenho a agradecer. Não podia imaginar que questões familiares atuais e transgeracionais pudessem gerar tantas doenças e até mesmo as noites escuras na alma.

O curso tocou profundamente meu ser, como diz a mestra Olinda Guedes, é impossível não sair dele diferente... E pra melhor.

Acredito que as pessoas que sintonizam esse tipo de aprendizado já trazem consigo um grande diferencial. São pessoas que tem um profundo amor e respeito pelo próximo, gostam de ajudar e se sensibilizam quando algo não está bem, têm uma grande empatia pelo próximo e querem ajudar nem que seja com uma palavra amiga ou um abraço fraterno.

Acredito muito na melhora do ser humano como pessoa e, acreditando nisso, estou fazendo algo que gosto na intenção de ajudar os outros e a mim mesma.

 A constelação me fez entender Além do Aparente, por exemplo, se estou em sintonia com um ente querido do passado, muitas vezes sentindo dores, traumas, etc. O fato de tê-lo excluído, reverbera em mim ou em alguém do meu sistema familiar. Pude repensar minha vida e acolher quem sabia que havia sido excluído na família, procurei saber mais sobre minhas origens e meus antepassados com os parentes mais vividos da família.

Na tentativa de entender coisas até então sem explicação em meu sistema, pude constatar desordens e emaranhamentos que jamais podia imaginar. Passei, então, a ver a vida de outra forma. Resolvi listar algumas frases que passaram a fazer parte da minha vida, pois estou vendo tudo que me cerca com a perspectiva sistêmica.

Estou melhor como pessoa e mais compreensiva. Quando me pego fazendo julgamentos, sei que poderia ter agido diferente. Desta forma, acredito que posso contribuir para um mundo melhor falando e emanando para o universo somente boa energia e vibrações.

Que as pessoas não excluam e nem julguem seus familiares, pois eles podem estar carregando dor e sofrimento dos antepassados (noites escuras da alma).

 Que as mães solteiras sejam sinceras com seus filhos e não escondam nada sobre a paternidade da criança.

Que as famílias não deixem de ensinar aos filhos os princípios sistêmicos que norteiam toda a vida familiar, colocando cada um em seu lugar com amor, carinho e respeito.

 Que as mulheres sintam-se felizes e amadas mesmo estando sozinhas e, se estiverem acompanhadas, que o amor seja recíproco sem provocar desequilíbrio entre o dar e o receber.

Que não exista filho somente da mãe (alienação parental), pois o filho é metade mãe e metade pai. A criança tem direito a receber o amor e carinho dos dois.

Que as pessoas entendam que os sintomas das doenças não são algo de todo ruim. Eles são um alerta de que algo não vai bem. Muitas doenças, se tratadas no inicio do sintoma, são simples pra resolver, mas, se os problemas são jogados embaixo do tapete, tudo fica mais difícil. Uma das formas de tratamento é a terapia sistêmica, terapia com psicólogo, Reiki, os florais de Bach e tantas outras terapias.

Os transtornos educacionais, como hiperatividade, dislexia e tantos outros, são tratados com a terapia sistêmica. É importante esclarecer que o acompanhamento médico e o uso da medicação não devem ser interrompidos sem autorização médica, principalmente, nos casos psiquiátricos.

 A Lealdade e os emaranhamentos estão presentes nas famílias. É preciso que tudo seja olhado com muito amor e sem julgamento. O ser humano ainda tem muito o que aprender, a humanidade precisa evoluir muito na compaixão, bondade, caridade, respeito. Existe muita dor e sofrimento precisando ser vistos e acolhidos, principalmente no que toca as crianças. Elas são agredidas, maltratadas, e vivem na orfandade e sofrimento. O que nós estamos fazendo para mudar essa realidade?

Devemos cortar o ciclo das repetições nas famílias, não ser conivente com situações que causam dor e sofrimento nas crianças, acreditando que o problema não é seu...

 A realidade e os problemas são de todos. Precisamos nos unir se quisermos um futuro melhor, sem guerras, violência e intolerância para com o próximo. As pessoas e o mundo estão em constante mudança. Não podemos nos calar diante de algo errado, temos que ajudar, denunciar, botar a boca no trombone quando necessário e, também, buscar ajuda. Em muitas vezes, se torna impossível resolver algo sozinho.

A constelação é uma forma de terapia na qual um membro da família constela e todos são ajudados. Quando uma luz se acende, todos que estão naquele raio de luz se beneficiam.

Tag #RCCFR. Módulo de conclusão do curso​​​​​​

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.