Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

V IMERSÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

V IMERSÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Thaís Oliveira Soares
mai. 7 - 4 min de leitura
000

 

Nesta linda noite, Olinda falou do amor, da empatia e do respeito.
Explicou que as constelações sistêmicas nasceram em um momento muito difícil da humanidade durante a guerra. 

Bert Hellinger teve uma vida difícil no campo de concentração e através do respeito para com um soldado, conseguiu ter a oportunidade de fugir daquele lugar.

Por ele ser sempre gentil e respeitar a todos, um guarda fez vistas grossas para que ele fugisse.

Nesse movimento, ela diz que a vida retribui aquilo que ofertamos.

A partir daí Hellinger se tornou missionário e foi lecionar na África do Sul e percebeu que todos viviam em paz, apesar de poucos recursos.

Hellinger relatava que todos se importavam com todos, simplesmente em estarem em vivos, diziam sempre:

-Oi você está vivo?

 Um lindo movimento de: eu vejo você, eu me importo com você.

Observando essa comunidade, Hellinger pode perceber que paz é muito amor no coração de uma pessoa.

A partir daí ele foi estudar o desenvolvimento humano, psicanálise, análise transacional, hipnose, programação neuro-linguística, buscando ser um conhecedor do comportamento humano, se desligou da igreja e dedicou-se a sua obra.


Ela relata o quanto ele estudou para compreender o mundo das terapias do amor.
Pela análise transacional ele pode perceber que os sintomas podiam vir da infância, mas como filósofo que era e também através da psicogenealogia, Hellinger perguntava ao paciente sobre seus antepassados e pode perceber que haviam sofrimentos fora do contexto da infância e assim pode ir além, relacionando a vida e seu sofrimento aos fatos inacabados dos ancestrais.

 
Ele passou a representar em constelação como uma forma teatral, porém com os representantes atuando pelo campo, sem nenhum ensaio, sem nenhum script, trazendo os fatos que causaram tanto sofrimento naquele sistema.

E como na física, ele pode perceber que na natureza nada se cria tudo se transforma.

A mestra trouxe então os 3 princípios sistêmicos de Bert Hellinger:


1.° - Pertencimento: sempre que há conflitos, angústia ou ansiedade, é porque os princípios sistêmicos estão alterados. Quando este primeiro princípio está em ordem, todos podem dormir, come-se bem, enfim, sabe-se ter equilíbrio. No entanto alerta que para que as constelações funcionem é necessário estar disposto, a vida não admite barganhas. É preciso pesquisar, estudar, se mexer para que a constelação ocorra de fato no dia-a-dia da vida.


2.° - Compensação e reciprocidade: Olinda Guedes é categórica e diz: "Merecemos a vida que queremos ter!" Como isso é lindo e simples! E ela continua: é necessário respeito, compaixão e empatia.


3.° - Ordem e hierarquia: disciplina e obediência são fundamentais para se manter a ordem. Seja obediente e tudo dará certo. Com uma poeta ela diz que a natureza e Deus sempre estão nos dizendo que a obediência resolve tudo. Ela diz que é necessário agradecer ao pai, à Deus, todos os dias e fazer o que é necessário para que tudo se resolva. 

Para enriquecer todos esses princípios, ela cita o exemplo da crise do Covid: diz que será necessário um grande esforço de todos no caminho da obediência, do respeito e compaixão à vida  do outro e a própria vida, realizando os ritos de higiene e convívio que as organizações científicas estão solicitando.


Para finalizar ela canta: "É preciso amar como se não houvesse amanhã" simbolizando o que ela sempre diz sobre o amor, amar agora e sempre.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.