Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

VAN GOGH - CARTAS A THÉO

VAN GOGH - CARTAS A THÉO
Sandy Duwe dos Santos
mar. 9 - 3 min de leitura
010

Este livro nos revela a emoção de seguir de tela em tela, quadro a quadro, carta a carta, a mente e o coração de Vicente Van Gogh.

As cartas de Van Gogh para seu irmão Théo,  foram escritas entre 1873 e 1890 apresentando um pintor e um ser humano atormentado diante das questões apresentadas pela sociedade da época, confrontando os modelos e costumes através das suas escritas e obras.

 A leitura nos permite uma intimidade com seus pensamentos, com a sua convicção que era um verdadeiro artista, com os seus delírios, sofrimentos mentais e sua profundidade de compreender os detalhes da vida.

Durante esse livro podemos compreender o que a mestra Olinda disse“nós temos compaixão de pessoas com deficiência física, mas não temos compaixão de pessoas com deficiência mental.”

A solidão pode enlouquecer qualquer sanidade.

Van Gogh, sempre foi apaixonado pelo amarelo, pelas estrelas, pelas pessoas, em uma das suas cartas ele escreve: “Penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas.”

Quem pensa que Vincent possuía somente um o dom de pintura se engana. Durante as suas cartas, suas reflexões apresentam um leque de sentimentos e experiências ao mesmo tempo incríveis como angustiantes. É sentir na pele a dor do outro, é compreender um coração que foi incompreendido por tantos anos.

 A sensação da descrição de várias obras e do seu ponto de vista em relação a vida  trouxe uma intimidade como se estivesse conversando com ele verdadeiramente, como se de alguma forma eu compreendesse o que os “pensamentos intrusos” dentro da mente humana é capaz de fazer com a alma.

 A sensibilidade de Vicent é uma forma magnifica de compreender que algumas pessoas não são excluídas na sociedade por “sentir” pouco, algumas delas são excluídas e incompreendidas por sentir profunda e demasiadamente os aspectos mais belos da vida: a minoria, a natureza, as pessoas, as cores, os girassóis,  as estrelas, o universo.

Através desse livro compreendi que a intimidade com Deus, com o universo, com as pessoas está nos detalhes breves da vida, até mesmo em um quadro pintado em aquarela.


Vincent pode não ter sido a pessoa com o grau de simpatia e obediência mais elevado, porém certamente é um dos gênios mais incompreendidos do mundo da arte. 

Van Gogh não somente feito de cores, também é feito de flores. 

Para quem gosta de autobiografia recomendo essa obra ou o filme “com amor van gogh” (Netflix)

 

Agora eu entendo

O que você tentou me dizer

E como você sofreu por sua sanidade

E como você tentou libertá-los

 

Eles não te ouviam, não sabiam como

Talvez agora eles te ouçam

 

Pois eles não conseguiam te amar

Mas mesmo assim seu amor era verdadeiro

E quando não havia mais esperança

Naquela noite estrelada

 

Você tirou sua vida, como amantes costumam fazer

Mas eu poderia ter dito a você, Vincent

Esse mundo não foi feito

Para alguém maravilhoso como você

Don McLean

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.