Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

VÍNCULO DE AMOR INTERROMPIDO

VÍNCULO DE AMOR INTERROMPIDO
LILIAN AIRES FONTOURA
abr. 8 - 4 min de leitura
000

Que emoção você sente na vida que possa ser consequência de um vínculo de amor interrompido?

Diante das dinâmicas das aulas eu pude entender que acontece o movimento do amor interrompido em momentos em que sentimos profunda tristeza, abandono, medo, exclusão, escassez com nossos pais durante o período de nossa infância e, em consequência a isso, podemos, quando adultos, sentirmos dores difíceis de serem curadas e que exigem intervenções sensoriais sistêmicas, como a constelação.

A dificuldade de cura dessas dores causadas por esses movimentos de amor interrompidos na infância são devido a serem muito profundas, pois as crianças estão na fase de desenvolvimento tanto física, emocional, como biologicamente e necessitam de cuidados específicos da família, além de acompanhamento e orientação para compreender suas vivencias, pensamentos e sentimentos.

O movimento de amor interrompido em direção a mãe é um dos traumas mais complexos na vida de um ser humano. A criança não distingue se a mãe se afastou por uns instantes para ir até a padaria ou se morreu. Para ela, esse distanciamento, seja em qualquer circunstâncias, pode ser sentido como abandono por parte da mãe. 

Peter A. Levine é PHD em fisíca médica pela University Of California e também possui doutorado em psicologia pela International University. Ele diz "Os seres humanos nascem com uma capacidade inata de vencer o trauma. Trauma é tudo aquilo que ocorreu cedo demais, veloz demais ou intenso demais. Isso constitui que um trauma pode ser um episódio que, para aqueles que apreciam com o ponto de vista externo, aparenta ser pequeno."

E Peter continua "Entretanto, para um indivíduo (uma criança, por exemplo) não preparado para encarar certo acontecimento, que pode ser uma omissão demorada do amor ou da presença da mãe e que faz brotar a dor do abandono, isso se torna um indicador interior que pode seguir para todos os movimentos da sua vida, em relação à sua família, suas relações humanas, seus afazeres profissionais e a existência em si."

Para todas as crianças a referência de segurança e amor são os pais. Experienciamos os momentos de prazer ou dor através do que nossos pais nos proporcionam ou não.

Mesmo tendo os mesmos genitores, cada filho os sente a sua maneira. É muito individual.

Por exemplo, meu irmão Leonir me disse em nossas conversas sobre minhas pesquisas das nossas origens que mexer no passado, para ele, é muito dolorido, enquanto que para mim é muito interessante e importante para encontrar resoluções.

Talvez para meu irmão seja difícil tocar no passado por dores resultantes de movimentos de amor interrompidos que tenha sofrido.

Quando não fazemos o movimento de volta ao ponto de interrupção desse vinculo de amor, quando não o ressignificamos, não constelamos, não o curamos, seguiremos repetindo em nossas relações essas interrupções.

Bert Hellinger, no seu livro Ordens do Amor, ensina que "Quando alguém que tenha sofrido a interrupção de um movimento precoce vai ao encontro de outra pessoa, digamos de um parceiro, a lembrança daquela interrupção torna a aflorar, mesmo que apenas como memória corporal inconsciente. Então a pessoa torna a interromper o movimento, no mesmo ponto em que o interrompeu da primeira vez."

Vemos, portanto, como é fundamental buscarmos a solução desses traumas vividos em nossa infância.

Hellinger nos ensina que a melhor forma de obtermos essa solução, essa cura é por meio de nossa mãe, porque é ela quem conduz esse movimento.

Ele nos diz "Com crianças pequenas a mãe ainda consegue isso facilmente. Ela toma o filho nos braços, aperta-o amorosamente contra si e o mantém pelo tempo necessário, até que esse amor, que tinha se transformado em raiva e tristeza, flua de novo abertamente para ela."

#mod2 #aula5

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.