[ editar artigo]

COMENTÁRIOS E APRENDIZADOS DO MÓDULO 1

COMENTÁRIOS E APRENDIZADOS DO MÓDULO 1

TERAPIA DE FLORAIS DE BACH

Nesse módulo tivemos muitas percepções, principalmente de que o Terapeuta Floral Sistêmico, assim como nas constelações familiares, deverá ter um olhar além do aparente, para os sintomas  trazidos pelos seus clientes.

Aqui, como em toda terapia integrativa, permanece a visão da doença como jornada de cura.  Os conhecimentos acerca dos florais caminham com a humanidade, que desde muito cedo encontrou na natureza todos os recursos curativos para a harmonização corpo/mente/ espírito.

A Terapia Integrativa de florais é o fruto de estudos e experimentos realizados pelo médico inglês Edward Bach a partir de sua postura de rompimento com os paradigmas da medicina convencional.

Em sua experiência como médico, dando assistência a soldados da primeira guerra mundial Dr. Bach comprovou que adoecimento e cura estão intimamente,  ligados  à personalidade e estado de alma ou energia vital de cada indivíduo.

“A terapia de florais é uma prática complementar e não medicamentosa que, por meio dos vários sistemas de essências florais, modifica certos estados vibratórios auxiliando a equilibrar e harmonizar o indivíduo. O pioneiro das essências florais foi o médico inglês Edward Bach que, na década de 1930, inspirado nos trabalhos de Paracelso, Hahnemann e Steiner, adota a utilização terapêutica da energia essencial - energia sutil - de algumas flores silvestres que cresciam sem a interferência do ser humano, para o equilíbrio e harmonia da personalidade do indivíduo, reatando laços com a tradição alquímica de Paracelso e Hildegard Von Bingen, numa nova abordagem da saúde.”

(M.S PORTARIA N° 702, DE 21 DE MARÇO DE 2018

Dr. Edward Bach percebeu que nossas emoções atuam como verdadeiros gatilhos, compondo traços característicos de nossa individuação e  personalidade.  Cada floral se adapta ao contexto emocional vivido pelo cliente em determinado momento, tendo como princípio o equilíbrio das emoções, considerando sempre o contexto de vida de cada cliente e também, que os processos vivenciais são cíclicos.

Importante também é a construção do vínculo terapeuta – cliente, já que a vida, por si só é cheia de impermanências, inícios e despedidas a terapia de florais se encaixa nesse movimento de seguir em frente no enfrentamento da verdade e na solução que traz de volta a harmonia e a paz emocionais.

Há um caminho a ser percorrido de mão dupla onde, como terapeutas poderemos formar, junto ao sistema familiar dos nossos clientes, uma “comunidade de cura”,  para  toda a vida.

O Terapeuta Floral Sistêmico terá como postura básica e ética do não julgamento, se colocando no lugar de suporte para ajudar o nosso cliente a voltar ao seu ponto de equilíbrio, sucesso e desenvolvimento de suas possibilidades plenas.

Nesse módulo fomos convocados a assumir uma postura de humildade e sacralidade, aliadas ao estudo serão essenciais para qualquer ajuda e então nosso aprendizado será contínuo. Os 38 florais não tem necessidade de ser decorados, mas sim apreendidos. Compromisso com horário, atenção e disponibilidade, ambiente acolhedor e aparência física alinhados a um profissional,  que  tem como missão cuidar do ser e faz disso o seu estilo de vida.

No primeiro contato será realizada uma anamnese onde o terapeuta obterá informações suficientes para indicar florais: de suporte ou de  cura ou essenciais, auxiliando seu cliente a sair do estado atual de” crise” e “dor”. De forma sutil a entrevista será conduzida com rapport e links com memórias transgeracionais, com olhar abrangente para todo o sistema e contexto de vida pessoal e familiar, que orientem as indicações adequadas não só para o momento atual como para o tratamento a longo prazo.

Segundo Olinda Guedes a periodicidade de retornos será guiada pela urgência de cura e pela necessidade de cada cliente  de  se sentir apoiado.

Em média o acompanhamento de terapia floral é orientado por um ano. Outro cuidado importante é estabelecer um retorno entre 4 a 8 semanas, com abertura para que o cliente entre em contato, quando precisar e indicar tarefas, que visem  potencializar sua jornada de cura e de encontro com sua essência.  

Florais de Bach

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você