[ editar artigo]

#FICHAMENTO DO LIVRO “OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH”

#FICHAMENTO DO LIVRO  “OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH”

DADOS DO LEITOR

Nome completo: Eliziane Schaefer Buch

Curso: Terapia Sistêmica de Florais de Bach

Data: 12/09/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH

Autor: Edward Bach – com tradução de Alípio Correia de Franca Neto

Editora: Pensamento Ano: 2006

1 - Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

R: Dr. Edward Bach nos traz uma reflexão grandiosa sobre a importância de entender nossa personalidade como um todo, identificar a causa do sintoma, trazendo assim uma consciência de que a cura está em nós mesmos. Que a mudança de comportamento é primordial para o alivio do sintoma. Que a mudança é dentro para fora, que é necessário identificar suas fraquezas comportamentais e morais e assim transformar este comportamento em atos positivos, utilizar os seus próprios recursos internos resgatando assim sua verdadeira essência e recuperando sua Alma e em consequência recuperando a sua saúde. É maravilhoso saber que temos 38 remédios milagrosos, sem efeitos colaterais, que são destinados ao Medo, a Indecisão, a Falta de interesse, a Solidão, ao Desespero e a Preocupação excessiva.

2 - A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. A origem dos males está na Alma. A medicina moderna fracassa, pois, se ocupa dos efeitos e não da causa. A doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e ela jamais será erradicada, exceto por meio de esforços mentais e espirituais. Por médicos verdadeiros que trazem o amor pela humanidade dentro do coração.
  2. O homem possui uma Alma, é o seu eu real e estamos aqui para obter conhecimento e experiências. E nosso tempo aqui é breve. As Almas são imortais e os corpos são um instrumento. Quando nossos corpos e almas estão harmonizadas, tudo é paz e alegria, felicidade e saúde. Mas quando os desejos terrenos falam mais alto, nos causa doenças e infelicidades.
  3. O criador de tudo o que existe é o Amor, tudo o que temos consciência é a manifestação do Amor. A dissociação entre nossas Almas e nossas personalidade e a crueldade ou a falta para com os outros gera conflitos e nos leva a doença. Então a doença é benéfica e tem por objetivo conduzir a personalidade de volta à Divina Vontade da Alma. Também nos mostra que devemos mudar o nosso caminho, que algo está errado e devemos procurar a nossa essência, a nossa perfeição, o quanto mais próximo da criatura que Deus criou. Se tivéssemos noção de que podemos nos corrigir com recursos mentais e espirituais, evitaríamos sofrimento. O saudável é o comportamento amoroso, o gentil, o não julgamento, a leveza o comportamento diferente é que causa a doença, o orgulho, a raiva, a inveja, o ódio, a ignorância, a crueldade, a ambição a qualquer preço.
  4. Respeitar as diversas opiniões nos faz um ser humano melhor, pois a questão do certo e errado, bem e mal é muito relativo, vai depender do grau de conhecimento de cada ser humano e nunca podemos nos posicionar como grandes e sabedores de tudo, além do mais também sempre vão ter pessoas mais cultas e elevadas que nós. Então que estas nos sirvam de exemplo.
  5. A indecisão muitas vezes faz parte de nossa vida, e nos limita, mas é necessário pensar que é melhor não ter medo das experiências, fugir da ignorância e aprender com todos os movimentos da vida, só assim conseguimos adquirir novos e mais amplos conhecimentos.
  6. O orgulho e ambição são um grande obstáculo para o progresso, e ambos devem ser eliminados de nossa vida, pois todos nós estamos aqui para evoluir e devemos ajudar os outros nesta caminhada assim como queremos que os outros nos ajudem. Quando somos crianças, adolescentes e jovens pensamos assim, estamos com a consciência mais perto do Eu superior, mas quando adultos o foco pode mudar para o materialismo. Então a Alma e a personalidade entram em conflito e gera a doença.
  7. A paternidade é uma linda missão, uma oportunidade de ser guardião de um ser até um determinado período de tempo. Sua missão é dar amor, carinho, proteção e orientação e respeitar a sua individualidade, liberdade e independência. Dar permissão para que o filho tenha suas próprias experiências, que seja capaz de cuidar de si próprio. Este é um dever sagrado que passa de geração para geração e não pede nada em troca. Mas atualmente uma das maiores enfermidades no mundo é este desequilíbrio, muitas almas vivem em seus cárceres, infelizes por não ter liberdade e não ter vivido a oportunidade de se desenvolverem naturalmente.
  8.  Estamos aqui de passagem, meu compromisso seria de estar em harmonia com todos os seres viventes, mas infelizmente isso não acontece. Temos uma grande dívida com os animais que foram torturados e exterminados.
  9. Vivemos nos últimos milênios uma era de intenso materialismo, muito se perdeu da consciência espiritual, isto tornou a vida muito difícil, perdeu se a paz interior, a felicidade e as pessoas estão adoecendo mais. A verdadeira paz da Alma e da mente está conosco quando progredimos espiritualmente e isso não pode ser obtido somente com acumulo de riquezas.
  10. Buscar em nós mesmos os defeitos com a ajuda de amigos, médicos, psicólogos, conselheiros espirituais e familiares, assim seremos capazes de traçar um fiel retrato de nossa personalidade e depois através de meditação, conversas com nosso consciente e nosso inconsciente, poderemos mudar nossa vida a tal ponto de nos maravilhar com as coisas mais singelas, encontrando o verdadeiro prazer, sem medo.  Pois se estamos conectados com Deus não podemos ter medo, este sentimento é muito próprio das pessoas ligadas as coisas materiais. O medo intensifica a doença e juntamente com a depressão, não é possível lutar contra uma bactéria.

 

3 - Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

R: Assim que eu descobri os florais e percebi muitas coisas em mim que precisavam ser mudadas, logo mandei manipular uma formula para que eu controlasse a minha personalidade de cuidar dos outros e me deixar de lado. Isto estava me deixando doente mesmo, pois eu estava controlando a vida de minha família e ficando doente. Também o medo de acidente automobilístico, toda vez que um familiar viajava, eu imaginava muitas coisas ruins. Hoje após usar os florais Red Chestnut, White Chestnut e Chicory melhorei muito.

4 - O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

R: Estou prestando mais atenção em mim, cuidando da alimentação, exercícios, escolhendo minhas companhias e lugares. E os acontecimentos do cotidiano procuro tirar uma mensagem, uma lição para minha evolução. Procurando entender o porquê e qual caminho devo seguir. Estou dedicando alguns minutos para meditação, caminhada com minha cachorra e algumas posturas de yoga.

5 - Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

R: Já iniciei as mudanças, conforme citei na pergunta anterior, mas posso afirmar que pretendo ter comprometimento com minhas mudanças e também alimentar minha Alma com conhecimentos saudáveis e quando algum sentimento de tristeza ou desânimo aparecer vou buscar uma medida saudável para resolver.

6 - Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

R: Nossa, seria maravilhoso pois fiquei encantada com o conteúdo do livro, com os florais. Acredito que eu iria perguntar como ele se sentiu depois que escreveu esta obra e também depois que descobrir essas essências milagrosas. Qual foi o pensamento que o impulsionou a superar a doença e se lançar tão profundamente a estes estudos. Se na sua infância ele havia sonhado em ser uma pessoa tão brilhante neste plano e deixar esta riqueza de herança para a humanidade.

7 - Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

  1. Gostaria que meu pai tivesse lido esse livro, pois ele tinha uma enorme facilidade de aprender através de leituras e, talvez, pudesse fazer algumas transformações em sua vida, pois gostava muito de chás e garrafadas. Era alcoolista e desenvolver vários sintomas até morrer.
  2. Gostaria que meus filhos, apesar de já terem feito uso de florias, percebessem o milagre que podemos alcançar usando estas essências. Acredito que eles iriam gostar muito deste livro, são pessoas sensíveis de Almas lindas.
  3. Minha mãe e meu marido, gostaria de poder substituir todos os remédios que eles tomam.

 

 

Florais de Bach

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Eliziane Schaefer Buch
Eliziane Schaefer Buch Seguir

Artista Plástica, professora de Arte da Seed Paraná, Arteterapeuta, Reikiana, Consteladora sistêmica e Facilitadora de Barras e Acess

Ler conteúdo completo
Indicados para você