[ editar artigo]

FLORAIS DE BACH - MÓDULO 7

FLORAIS DE BACH - MÓDULO 7

 

Este é o último módulo no qual tenho registrado as informações teóricas que venho adquirindo no curso TERAPEUTA SISTÊMICO EM FLORAIS DE BACH. Vale a pena deixar claro que as informações apresentadas neste e em todos os outros textos sobre o assunto estão fundamentadas no livro Os Remédios Florias do Dr. Bach (Bach Edward, 2006) e nas aulas gravadas pela professora Olinda Guedes que ministra o referido curso.

Neste módulo estudamos os cinco florais indicados para as pessoas que sofrem com a EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO COM O BEM-ESTAR DOS OUTROS.

Chicory, “para os que pensam muito nas necessidades dos outros”, aqueles que chegam a ter dor de cabeça de tanta preocupação. É o floral para a cura do feminino, cura a cólica menstrual e os sintomas da TPM, ajudando a mulher a viver mais centrada e mais feliz. A professora afirma lindamente que “chicory é amor de mãe”, por isso é indicado inclusive para as cólicas do bebê, e também para todos aqueles que não tenham bem resolvidos os seus vínculos com o amor materno.

Vervain, para os inflexíveis, o que têm ideias fixas, aqueles que querem converter todos para o seu jeito de ver o mundo. Essas pessoas ficam chateadas quando não conseguem convencer as pessoas a aderir as suas ideias. Recomendado também para resolver os estados de euforia, os casos de depressão.

Na situação em que vivemos, tenho até medo de pensar que existem pessoas com uma “personalidade Vervain”, que além de se tornarem “chatas”, podem causar grandes males a tantas outras pessoas. Conheço alguns a quem eu sugiro que tomem umas canecas de Vervain muitas vezes aos dia.

Vine, para os que são muito seguros de suas verdades e querem obrigar, impor as coisas à sua maneira. São dominadores, centralizadores, controladores, querem tudo à sua maneira. São os que dificilmente vão aos consultórios, pois não se reconhecem como alguém que precisa de ajuda. Chegam a ser cruéis.

Percebe-se que quando um cliente não está colaborando, o vine vai levá-lo a ajudar-se mais durante o tratamento. Dizemos inclusive que as pessoas com “temperamento Vine”, podem ser valiosas em casos de emergências.

Beech, para aqueles que criticam sempre, pois elas sabem tudo, são cheias de argumentos, tem opinião sobre tudo e vivem querendo mudar o mundo. Mesmo que não saibam nada sobre o assunto querem sempre falar alguma coisa.

Estou lembrando de uma professora que vivia querendo ensinar os pedreiros e carpinteiros a realizarem o trabalho deles, o que faziam com que eles desistissem de prestar esse tipo de serviço à escola. É comum professores serem Beech, mas precisamos ter cuidado, Beech em excesso faz mal.

Quando usamos esse floral, vamos adquirindo expressão verbal adequada, oratória com argumentos adequados, apresentamos nossas ideias sem sermos chatos. 

Essas gotinhas ajudam muito em épocas de apresentações de trabalhos acadêmicos, provas e avaliações orais, tipo dissertação de mestrado e, também nos relacionamentos, pois ajuda a equilibrar a energia de comunicação, onde a pessoa só fala quando é consultada, sem perturbar o outro.

Rock Water, para tratar inflexibilidade, austeridade. Para aquelas pessoas perfeccionistas que choram porque não conseguiram nota máxima em uma prova, ou seja, são muito exigentes com elas mesmas. São bons exemplos para os demais, mas precisam ser ajudadas para poderem usufruir das alegrias e prazeres da vida. Este é o floral que os terapeutas devem fazer uso, para não pesar tanto a exigência de agir sempre com alto nível de congruência.

Finalmente nos foi apresentado de uma forma tão linda que me lembrou a expressão  “a cereja do bolo”... algo que vem para completar o que já é muito bom... chegamos ao RESCUE...  o floral de emergência. É uma fórmula criada pelo próprio Dr. Bach, é composta por cinco florais: Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star Of Bethlehen e Clematis, composição esta, indicada para os momentos em que se precisa de socorro imediato.

Para períodos difíceis como quimioterapias, doenças que envolvam cuidados paliativos, no caso de sofrimentos prolongados, doenças psicóticas, ou quando tomou um susto muito grande.

Percebo que este Floral não está enquadrado em nenhum dos sete grupos, pois é uma fórmula que inclui elementos de quatro grupos.

#floraisdeBach

 

 

Florais de Bach

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Neiva Maria de Mattos
Neiva Maria de Mattos Seguir

sou Consagrada no Instituto de Jesus Adolescente, sou Feliz como Irmã, professora e Diretora, sou educadora, sou contente, sou cristã, sou alegre , sou Terapeuta Sistêmica By Olinda Guedes, (Constelações, Massagens, Oficina de emagrecimento).

Ler conteúdo completo
Indicados para você