Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Florais de BachVOLTAR

O QUE SÃO ESSÊNCIAS AS FLORAIS ?

O QUE SÃO ESSÊNCIAS AS FLORAIS ?
Rosely de Barros Lavarda
mar. 19 - 5 min de leitura
000

"A VIDA NÃO ESPERA DE NÓS SACRIFÍCIOS INATINGÍVEIS, ELA APENAS PEDE QUE FAÇAMOS NOSSA JORNADA COM ALEGRIA EM NOSSO CORAÇÃO E PARA SER UMA BÊNÇÃO PARA TODOS AQUELES QUE NOS RODEIAM .

SE NÓS FAZEMOS O MUNDO MELHOR COM A NOSSA VISITA, ENTÃO NÓS CUMPRIMOS A NOSSA MISSÃO.” DR. EDWARD BACH

O que são as Essências Florais?

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Embora o uso de flores para a cura tenha muitos precedentes desde a antiguidade, a aplicação precisa das essências florais em emoções e atitudes específicas foi desenvolvida pela primeira vez por um médico inglês, o Dr. Edward Bach, na década de 1930.

Hoje, as essências florais estão ganhando reconhecimento profissional no mundo todo por sua significativa contribuição para a saúde holística e para os programas de bem-estar.

Em geral, as essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas de jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída, potencializada e conservada em conhaque. A preparação com qualidade requer uma cuidadosa atenção à pureza do ambiente, à vibração e potência das flores, às condições celestes e meteorológicas, e um estudo sensível das propriedades físicas e energéticas da planta ao longo dos seus ciclos de crescimento.

Embora as essências florais se assemelhem a outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Como os remédios homeopáticos, as essências florais têm uma natureza vibracional. Elas são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contêm um poder sutil enquanto substâncias potencializadas, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrário, as essências florais atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

A ação das essências florais pode ser comparada aos efeitos que experimentamos ao ouvir uma peça musical particularmente emocionante ou ao contemplar uma inspirada obra de arte. As ondas luminosas ou sonoras que chegam aos nossos sentidos podem evocar sentimentos profundos em nossa alma, os quais indiretamente afetam nossa respiração, ritmo da pulsação e outros estados físicos. Esses padrões não nos causam impacto pela intervenção física ou química direta em nosso corpo. Ao contrário, é o contorno e o arranjo da luz ou do som que despertam em nossa alma uma experiência semelhante àquela que nasceu dentro da alma do criador da forma musical ou artística.

Esse é o fenômeno da ressonância, tal como acontece quando uma corda de guitarra soa ao ser entoada uma nota correspondente. De modo similar, a estrutura e a forma específicas das forças vitais transmitidas por cada essência floral fazem ressoar, e despertam, qualidades particulares na alma humana.

Outro exemplo que pode ser útil para entendermos a ressonância vibracional das essências florais provém da holografia. Uma fotografia holográfica consiste em padrões de interferência de ondas luminosas, e qualquer parte deles contém informações sobre o todo e pode ser usada para recriar a imagem tridimensional original.

Assim, podemos descrever a água que contém as flores como sendo a receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água contém a configuração completa do arquétipo da planta. Ao diluirmos a essência floral, atenuamos a substância física da infusão de modo que ela deixa de ser bioquimicamente significativa. Entretanto, toda a “mensagem” etérica da essência da planta permanece nas poucas gotas, altamente diluídas, que introduzimos em nosso corpo.

O trabalho com as essências florais requer que estendamos nosso pensamento para além da premissa materialista de que “quanto mais, melhor”. As essências florais, como outros remédios vibracionais, ilustram o princípio de que “o pequeno é belo”. Elas são parte de um campo emergente de terapias sutis, não invasoras e estimulantes da vida, o qual promete dar uma importante contribuição aos cuidados com a saúde nos anos vindouros.

Fonte: Repertório das Essências Florais - Patricia Kaminski e Richard Katz

 

Participe do grupo Florais de Bach e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.