Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Florais de BachVOLTAR

REFLEXÕES SOBRE USO DE FLORAIS DE BACH PARA TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH

REFLEXÕES SOBRE USO DE FLORAIS DE BACH PARA TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH
Márcia Regina Valderamos
mar. 11 - 7 min de leitura
010

Meu coração se enche de gratidão e aprendo muito com as perguntas e os compartilhamentos dos meus queridos colegas de curso, e sou muito grata por proporcionarem as preciosas respostas e colocações da Mestra Olinda Guedes que nos ensinam a todo instante.

Uma colega escreveu no nosso grupo um compartilhamento inspirador:

“Bom dia queridas pessoas! Gostaria que vocês compartilhassem experiência com florais para crianças com TDH”.

Eu não tenho essa experiência para compartilhar, porém me lembrei que a Mestra Olinda sempre fala em suas aulas que não existem pessoas com déficit de atenção, com Hiperatividade. Como devemos olhar sempre para as soluções dos temas que nos chegam para tratarmos e não buscarmos tratar o sintoma, ela ensina que o que existem são pessoas que, como todo ser humano, estão a serviço dos seus sistemas e que não podem eventualmente fixar sua atenção, ter paciência e calma para sentar, por exemplo, na sala de aula, tranquilamente para aprender, devido a traumas pessoais e transgeracionais em seus sistemas. Não devemos dizer isso ao cliente ou ao seu responsável. Fazemos exercícios sistêmicos para nos averiguar e se confirmado o caso, damos sequência ao tratamento como descrevo abaixo com os florais.

Em casos em que há não nascidos entre os irmãos da criança e seus pais não lhe contam, ela que sente e sabe na sua alma, fica excitada, ansiosa, buscando pelo seus irmãos. Pode se sentir só e melancólica, saudosa. Ela quer que os pais lhe contem sobre eles, lhes incluam na família, lhes deem nomes. Disso os pais precisam ser por nós orientados.

Também quando houver parentes em qualquer das gerações que foram excluídos porque ou não nasceram por terem sido vítimas de  abortos espontâneos ou provocados, ou por terem sido assassinados, ou por terem sido excluídos por julgamentos, críticas, questões morais em que a família os segregou, separou, não fala mais deles, ou quer esquecê-los, ou se há muitos segredos no sistema, os pais, a figura paterna não foi validada pela mãe, o pai não foi presente, ou se houver orfandade pessoal ou funcional, todos esses acontecimentos podem, de alguma maneira, influenciar no comportamento das crianças, das pessoas em qualquer idade enfim, e tirarem delas o sossego, a segurança, a capacidade de concentração para focar, para aprender.

Estão sempre procurando algo ou alguém. Impossível terem serenidade e desenvolverem suas competências, seus dons.

As crianças são muito suscetíveis e absorvem o que acontece ao seu redor. Diagnósticos são importantes para ajudar a descobrir os caminhos para a inclusão de todos. Todos pertencem, segundo o primeiro princípio sistêmico e, enquanto esse princípio não é totalmente respeitado, a vida exige reparações a cada geração.

Esses são temas das Constelações Épicas que a Mestra Olinda desenvolveu e está nos ensinando no curso Master.  

Essa partilha da colega também me remeteu a aula 2 do módulo 5 do curso de Terapeutas em Florais de Bach, onde a Mestra fala do Floral Impatiens, indicado para as pessoas que estão agitadas, ansiosas, que são rápidas demais, as impacientes. E ela diz categoricamente: “Esse é um floral para crianças hiperativas. Os professores deveriam sempre ter esse floral consigo. Impatiens é o remédio para a impaciência”. Ela explica que esse é um floral de suporte, de uso por, no máximo três semanas.

Como terapeutas sistêmicos, na entrevista para se obter dados sobre o contexto onde a criança vive atualmente, devemos,  mesmo que seja dito que ela é assim desde que nasceu, ir a fundo e investigar se houve algum problema na sua concepção, gestação ou nascimento  e também da sua mãe, do seu pai e de antepassados.  Isso porque a Mestra nos ensina que as queixas dos nossos clientes sempre devem ser vistas por nós além do aparente, tendo em vista todo o sistema do mesmo. Portanto, devemos sempre indicar 4 florais na mesma fórmula.

Para decidirmos quais essências serão mais eficazes para aquele caso, devemos colher dados para observar se nosso cliente sofreu traumas nos períodos da concepção até a primeira infância e, se esses comportamentos do cliente forem desproporcionais ao que vive atualmente em seu cotidiano, teremos a sinalização desses transtornos serem uma provável consequência de traumas transgeracionais.

A sugestão de uso então poderá serHoneysuckle, para que o passado fique no passado, ou o Star of Bethlehem, que é o floral indicado para a cura de traumas, mais o Chicory, que trabalha os vínculos de amor interrompido com a mãe e ativa a energia com o feminino, do acolhimento, da nutrição, da validação, do amor de graça, a reconexão com o materno, e o  Holly que trabalha os vínculos de amor interrompido com o pai, ativando a energia do masculino, da proteção, da confiança, da segurança, a reconexão com o paterno.

Lembrando que a Mestra sempre nos diz para indicar uma fórmula com 4 florais: um de suporte e três de cura ou essenciais, e acompanhar, para ir reajustando conforme o cliente necessitar, a cada três semanas, por um período de não menos que 9 meses, podendo chegar a um ano de tratamento e, em certos casos, fazer uso a vida toda do floral.

No caso de crianças, aprendemos que podemos pedir para manipular a fórmula em glóbulos, 1 glóbulo de cada essência,  que devem ser manipuladas em separado e com base de glicerina que tem gostinho de açúcar  para facilitar a sua ingestão, e também para não estimular que organismos infantis ingiram álcool, mesmo em ínfima quantidade, como é no caso da manipulação feita em geral para os florais. 

Os glóbulos são identificados com etiquetas para que a mãe saiba qual é qual e ela pode ir dando por volta de 10 glóbulos por vezes para a criança   6 vezes ao dia, glóbulos que a criança vai chupando como se fossem balinhas, para que as informações das essências permaneçam no seu organismo e no seu emocional.

Devemos também orientar nossos clientes a consultar os médicos, respeitar suas orientações, não pararem de fazer acompanhamentos alopáticos e ensinar a eles que não há incompatibilidade entre o uso em conjunto de qualquer medicamento e os Florais de Bach, que os mesmos podem ser usados com muita eficácia por crianças, adultos, animais e plantas

É importante informar aos pais que seus filhos querem sempre a felicidade deles e  que ela sempre virá em primeiro lugar em suas vidas, que eles serão sempre leais ao seu sistema e tudo fazem e farão, mesmo que lhes custe a saúde, a própria felicidade e prosperidade,  para que os pais tenham a oportunidade de aprender as lições que precisam em suas vidas.

Participe do grupo Florais de Bach e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.