Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Florais de BachVOLTAR

TEXTO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TERAPEUTA SISTÊMICO DE FLORAIS DE BACH

TEXTO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE  TERAPEUTA SISTÊMICO DE FLORAIS DE BACH
Maria da Salete Ximenes Cavalcante
set. 6 - 13 min de leitura
000

     

 Desejo relatar um pouco da teoria que aprendi com a professora  Olinda Guedes, publicações do Saber Sistêmico, no telegram canal de comunicação entre os alunos, equipe da Escola Real e dos vários livros que li.

Considerando que os Florais de Bach é o conjunto de remédios, formando um sistema, cujo princípio básico diz que a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas, e, se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico.

Sendo a terapia floral de Bach constituída de 38 essências a base de plantas,  flores e água da fonte, sendo cada uma pesquisada, testada e formuladas para tratar sensações, e diferentes traços de personalidade, ajudando a tratar comportamentos emocionais do dia-a-dia com sentimentos que afetam a vida diária, agindo sobre os estados emocionais das atividades vitais dos homens, animais e plantas.

Segundo Roka (2002) as essências florais usam a linguagem do amor, tocando o íntimo de cada pessoa, que busca o caminho do encontro consigo mesmo. A força do amor é a transformação, organiza o interior e faz nascer o verdadeiro “ser dentro de nós”. “As flores são o amor que a natureza nos doa por meio de suas fragrâncias. Tocam as pessoas pelo amor, fazendo-o florescer no coração”.

Portanto, cada pessoa deve criar seu modo particular e uma linguagem de comunicação com seu “ser interior” por intermédio da meditação, da religiosidade, da música, da arte, da ciência, do esporte do meio, e do cuidar de seu jardim. Cada pessoa tem um papel a cumprir, precisamos descobri-lo e assumi-lo, seja ele qual for.

Segundo Bach: A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita a esse planeta, estaremos cumprindo com a nossa Missão e do processo de nossa jornada de cura.

Devemos sempre lembrar que não existe o acaso, mas que todas as pessoas que passam por nosso caminho estão nos ajudando a crescer seja isso agradável ou doloroso. “Precisamos ter a consciência de perceber nosso papel  em nossa existência, transformando tudo o que não gostamos em nós ou ao nosso redor.

Ressaltamos que os florais podem ser aliados positivos também na luta contra o tabagismo, e outros vícios, pois ajudam encorajando a decisão de parar de fumar, de beber, de comer demasiadamente, de uso de drogas ilícitas, reduzindo a ansiedade e fortalecendo o comprometimento, entre outros aspectos.

Os florais funcionam mediante ao equilíbrio de sensações e emoções negativas, estimulando o corpo a curar a si mesmo. Auxilia a pessoa a ter autocontrole, a sentir-se bem consigo mesmo e usufruir daquilo que a vida nos oferece de bom.

O importante é que o terapeuta floral sistêmico internalize seu papel de promover o ato de “cuidar do ser” para que ocorra a cura do paciente/cliente, mobilizando a vida dentro deste indivíduo que tem interesse em iniciar e completar sua jornada de cura. Mas quem realiza a cura é o próprio cliente/paciente.

 Segundo nossa mestra Olinda Guedes e Dr. Edward Bach, a cura é jornada é um processo de autoconhecimento e de descoberta do porquê somos fumantes, por exemplo, qual foi à causa do desequilíbrio. O terapeuta indica o caminho e dá apoio, mas a pessoa precisa querer caminhar com os seus próprios pés e buscar a força para mudança interior. Cada profissional que contribui com a terapia deve funcionar como um espelho limpo e claro, para que o cliente possa ver e interiorizar, promovendo a sua própria cura.

Por essas razões, Os florais de Bach são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde- OMS, e o Ministério da Saúde (MS) e recomendam que os profissionais da saúde, terapeutas devem ser exemplos e  modelos da sociedade logo, os médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros ou qualquer atividade profissional descrita na Portaria 442/04, são os responsáveis pela educação do paciente/cliente nesta fase de mudança de estilo de vida.

Devem identificar as limitações de sua área buscar, e, oferecer um trabalho adequado, objetivando a transdisciplinariedade na saúde, fazer o seu processo de cura, sentir o efeito dos florais em si mesmo, para que ele possa ajudar o outro.

A professora Olinda Guedes ressalta sempre, que devemos ter a humildade e a reverência pelo paciente/cliente, além de sempre  agradecer pela oportunidade de troca de saberes, contudo, a maior sabedoria da vida é aprendermos a viver o presente, transformando o passado por entendimento, e abrirmos horizontes para o futuro em virtude de um viver do nosso eu consciente iluminado por sua consciência divina em todos os passos de seu caminho.

A terapia floral sistêmica busca o equilíbrio das emoções do paciente/cliente por meio da diminuição do estresse, da depressão e sentimentos desagradáveis, muitas vezes desencadeados pela vida moderna e suas cobranças. Todos os remédios elaborados segundo a filosofia dos Florais de Bach são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres.

Bach dizia que a terapia floral, o interesse não está na parte física da planta, e, sim, na sua energia, no seu potencial espiritual, na sua “essência” uma citação: Uma criança perguntou a Striindbergh: Por que as flores, são tão bonitas, e não cantam como como passarinhos? E ele teria respondido: Elas cantam, sim, só que não conseguimos ouvi-las. Para Rudolf Steiner, não havia dúvidas do que o reino vegetal tem uma ligação especial e direta com o plano da alma.

Os antigos herboristas referiam-se as plantas como ”o ser sob os seres”. E por certo ainda conhecemos as “linguagens das flores ”, através da qual as gerações anteriores a nós costumavam expressar seus sentimentos mais sutis.

Tribos indígenas que ainda não sofrem distorções de sentimentos e pensamentos, típicas do mundo ocidental consideram as árvores como exemplo, como ”nossas irmãs”. Dizem que as árvores atuam como canais de energias, pois sua receptividade não é bloqueada pela atividade mental.

Para C.G.Jung, em seus estudos alquímicos, refere-se as plantas como “seres de luz”, a flor  é o símbolo do “Eu Superior”, porque o potencial energético mais elevado e mais rico da planta, estar incorporado na flor, especialmente no seu pleno desabrochar, muito lindo e reflexivo, não é, por isso que Dr. Edward Bach um ser iluminado, foi conduzido para essa “terapia da alma e do ser interior” , deixando  seus colaboradores para dar continuidade esse processo tão abençoado com sucessores  de cura no mundo todo.

 Criador da terapia: Edward Bach

Edward Bach foi um respeitado médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada tratamento.

Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e, foi ali que ele concluiu praticamente todas suas pesquisas. Seus colaboradores Nora Weeks e Victor Bullen, indicados por Bach como seus sucessores deram continuidade ao seu trabalho até 1978. Eles, por sua vez, determinaram a administração e custódia de sua obra no Centro Bach, as quais são seguidas até hoje.

A terapia criada pelo doutor Edward Bach, evoluiu e adquiriu adeptos por todo o mundo, nasceu em 1886, na cidade de Moseley, Inglaterra. Já em sua pós-adolescência, começou a questionar os tratamentos paliativos da época. Edward Bach acreditava haver um meio de curar doenças tidas como incuráveis.

Aos vinte anos, ingressou na Universidade de Birmingham e acumulou cursos e diplomas, entre os quais, o do University College Hospital. Também recebeu os títulos de bacteriologista, patologista e especialista em saúde pública. Posteriormente, iniciou seus estudos sobre tratamentos naturais de patologias emocionais, entre outras.

 Como escolher o floral ideal?

Cada uma das 38 essências está associada a uma emoção humana básica. Mimulus, por exemplo, representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou com medo de algo em particular. Tomar esse floral pode ajudar a ultrapassar o medo conhecido, identificado e a encontrar a coragem necessária para enfrentar esse medo específico.

Cada frasco de floral é preparado em geral, com sete ml de brandy, conhaque de uva de boa qualidade, que ajuda a conservar a essência floral e vinte três ml de água mineral sem gás e duas gotas da essência mãe.

Segundo alguns terapeutas indicam no máximo, sete essências em cada frasco, a mestra Olinda Guedes recomenda no máximo quatro, podendo a chegar até cinco, seis, dependendo do caso analisado. Importante que no início do tratamento não indicar muitas essências, para que a pessoa vá observando suas emoções.

Depois de pronto o floral deve ser guardado em vidros de cor âmbar, para garantir uma melhor conservação e, se sua região for muito quente guardar em geladeira e ou bolsinha térmica. Se o paciente não puder tomar álcool nem em dose baixíssima, a fórmula também pode ser feita com vinagre de maçã ou glicerina vegetal.

Assim como Dr. Bach, a mestra Olinda sempre enfatiza que o floral trabalha a causa do problema e não a doença em si, por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem usar florais totalmente diferentes. A maioria dos florais são vendidos em concentrados, essência mãe líquidos e o conceito dessa terapia é que misturando os florais apropriados, você possa encontrar uma fórmula que corresponda ao estado emocional do momento.

Dr. Bach acreditava que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis, uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada que permitirão ao corpo e mente encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural.

Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar 38 essências individuais, também criou uma fórmula de emergência conhecida por Rescue Remedy.

Essa fórmula foi criada para lidar com emergências e situações de crise e momentos em que não há tempo para fazer uma seleção individual de florais. Trata-se de uma mistura de cinco florais diferentes: Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem, Clematis.

Faço essa descrição sobre a terapia Floral de Bach, para dizer que atingi meus objetivos, porque construí novos conhecimentos não só sobre florais de Bach, mais de muitos outros conteúdos que a professora Olinda disponibiliza em suas aulas, como também sugere e orienta uma vasta bibliografia para leitura o que me enriqueceu e me deu segurança, responsabilidade e amorosidade  e humanidade para indicação dos florais hoje, sem esquecer, que sempre devemos revisar os apontamentos e revisitar as aulas.

Hoje, uso os florais para meu equilíbrio emocional, e minha jornada de cura e qualidade de vida. Indico para meus familiares e pessoas que me procuram para aliviar e tratar sintomas de sofrimentos pessoais e de familiares.

Uma das informações que mais me impressionou foi a métrica da professora Olinda Guedes, sobre a importância e do uso dos florais de suporte e florais essenciais de cura, e, forma como iniciar um tratamento sistêmico como pesquisar uma fórmula de acordo com a escuta e anamnese do cliente/paciente, disponibilizando modelos de entrevistas para criança e adultos, até como prescrever em uma folha que sugira, acolhimento, cura desejo de continuar com sua jornada, porque estar sendo cuidado como um ser humano especial.

Outra métrica é que a cura é jornada, por isso devemos ajudar o nosso cliente não só a tomar as gotinhas milagrosas, como a mestra Olinda carinhosamente chama, para aliviar os sintomas, mas ajudar a ter consciência do todo, do que ele está fazendo com sua vida, como está percebendo sua vida, que ele é protagonista de sua própria vida e, de sua história, e que pode fazer diferente a partir da sua atitude interna de emoções, de razão, de compreensão, evolução de seus estados mentais e transformação de mapas de mundo e de sua realidade

                                         Um abraço caloroso e florido na alma e no coração

                                                               Salete Ximenes

Participe do grupo Florais de Bach e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.