Somos seres únicos, especiais com habilidades e qualidades que nos diferem uns dos outros. Nesse sentido se faz necessário refletir sobre os modos que cada criança aprende de modo a fortalecer o processo educativo.
Nesse âmbito precisamos respeitar as capacidades cognitivas de cada educando, contemplando as melhores maneiras de fazer o conhecimento chegar nas salas de aula.
Esse módulo trouxe reflexões sobre a pedagogia sistêmica e as três esferas de conhecimento: visual, auditiva e cinestésica. Basicamente esses três aspectos ocorrem por assimilação cognitiva da visualização, pelo fator auditivo e pela interação professor-aluno.
A aprendizagem só será efetivamente homogênea quando cada professor reconhecer seus alunos individualmente e fornecer maneiras diferenciadas de que cada um deles atinja seu conhecimento.
A escola deve propiciar educação em todos os ambientes que a compõem desde o pátio até as salas de aula. O processo educativo deve ser acolhido por todos os que trabalham e que mantém os ambientes escolares.
A sala de aula deve ser aconchegante, acolher as crianças e jovens como uma casa acolhe seus familiares.
O sentimento de pertencimento deve ser um sentimento existente em toda a comunidade escolar.
Só assim a educação será efetiva.