A Psicopedagogia é uma área de atuação que estuda o processo de aprendizagem humano, buscando identificar, principalmente as lacunas que surgem no decorrer desse processo para, então, atuar de forma preventiva ou interventiva para possibilitar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos.
De igual forma, a Neuropsicopedagogia amplia esse olhar, compreendendo também como ocorre esse processo de aprendizagem no nível neurobiológico.
Ambas se complementam, e focam seu olhar para as diversas áreas do ser humano, que fazem parte do seu desenvolvimento, sendo estas as áreas cognitivas, emocionais, biológicas, neurológicas e sociais.
Em vista disso, considerar os contextos, ou seja, os sistemas nos quais os indivíduos estão inseridos, é algo imprescindível para uma melhor compreensão dos obstáculos que se apresentam no processo da aprendizagem.
Desse modo, o estudo das Constelações Sistêmicas Familiares e da Pedagogia Sistêmica agregam um conhecimento muito relevante para a atuação do Psicopedagogo e Neuropsicopedagogo, uma vez que o sistema familiar é o primeiro ambiente de aprendizagem dos indivíduos. É nesse local, ou sistema, que a criança aprende suas primeiras capacidades e com elas é possível progredir em todas as áreas de sua vida.
Com base nisso, é importante destacar que a Pedagogia Sistêmica, consiste em uma vertente da Psicopedagogia que se baseia no trabalho de Bert Hellinger, e posteriormente por outros autores que adaptaram esses conhecimentos para a área educacional.
Nesse sentido, a visão sistêmica está em total consonância com o trabalho educativo, tendo em vista que ambos não podem ser divididos, pois fazem parte de um todo, indispensável para a formação humana.
Entende-se, com isso, que a pedagogia sistêmica e as constelações familiares possuem uma ligação relevante com a educação e principalmente com a Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, sabendo que todas estão a serviço de compreender o sujeito, suas experiências e sua formação, considerando, principalmente, todos os aspectos que envolvem a sua vida.
Nessa perspectiva, a visão sistêmica amplia e aprofunda ainda mais o olhar do profissional da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, pois, permite que seja olhado muito além do sistema escolar, considerando suas histórias e sua família de origem.
Assim, é possível ajudar não somente o aluno, mas também, permite estender esse auxílio aos pais e demais elementos do sistema.
Considera-se ainda que o trabalho da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia fundamentado nas Constelações Sistêmicas Familiares e na Pedagogia Sistêmica beneficiam o profissional, dando-lhe novas oportunidades de ir além, e atuar na terapia infantil, infanto-juvenil, familiar, escolar e institucional, ou seja, em todos os ambientes em que esteja envolvida a necessidade de aprender e ampliar o desenvolvimento humano.
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