Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Pedagogia SistêmicaVOLTAR

PEDAGOGIA SISTÊMICA : UM OLHAR DE AMOR

PEDAGOGIA SISTÊMICA : UM OLHAR DE AMOR
Graciela Ciochetta
mai. 31 - 3 min de leitura
000

A Pedagogia sistêmica ao meu ver é sentimento.

Não existem regras, nem programas; quem quiser entendê-la, tem que se atrair por ela, despertar em si a sua vontade em aprender e disposição para mudança interna.

A Pedagogia Sistêmica tem origem nos ensinamentos de Bert Hellinger, que desenvolveu a Constelação Familiar e Marianne Franke-Gricksch que foi a pioneira na implantação destes saberes no contexto da escola.

A pedagogia sistêmica envolve as três ordens, também chamadas de Ordens do Amor, que são:

1. Ordem - Quem chegou primeiro, tem "precedência". Os antigos chegaram primeiro, e na sequencia os mais novos - com relação a serem honrados socialmente e na família.

2- Pertencimento: Todos tem direito e querem fazer parte, não importando o "preço".

3. Equilíbrio:  entre o dar e receber.

Para Marianne, os padrões de comportamento são passíveis de mudança e quando são alterados modificam relações. Ao se tomar consciência de uma situação, comportamento, ideia ou sentimento, isso poderá ser o bastante para que ocorra uma mudança significativa.

Educação Sistêmica – educação para todos ... baseada nas leis sistêmicas, e estas leis existem e tem força dentro da escola, quer você acredite ou não.

Trazendo isso para dentro da escola; se desenvolve uma nova postura, saindo da mente e indo para o coração, e quando mudo minha postura, saio da mente e vou para o coração.

 Como eu faço, para chegar no coração do aluno?

Na sala de aula, mudando minha postura, altero o entorno.

As dificuldades de aprendizado e   comportamento são o "chamado" da criança, o amor para mostrar uma solução para aquela família. A criança, às vezes não consegue porque está "vendo" algo que aconteceu lá atrás, e enquanto não resolver, vai continuar a "olhar".

Enquanto professora , se me coloco acima dos pais, quando julgo esta criança,  as possibilidades se fecham; e quando assumo uma postura sistêmica: Sou apenas a professora e reconheço o amor dentro desta criança, eu a vejo e aceito como ela é!

Ensinar às crianças a aceitar os pais como são, a aceitar seus pais no coração, com TUDO, o bom e o mau, o certo e errado, e que eles sempre fizeram o melhor que podiam com o que sabiam no momento.

Ensinar o que é necessário na  vida, dentro da visão sistêmica.

O que entendi neste curso, é que uma questão de equilíbrio entre: criança, professores, família e escola, e que o professor é apenas o facilitador, é a ponte que faz a interação com a aprendizagem.

Ao meu ver, nada de novo, pois família é a base, e lado a lado com o pais, pensar no futuro da criança, que se veja alegre, feliz e plena.

E a pedagogia Sistêmica é uma mudança de postura interna, pois  educar com amor, firmeza e a sensibilidade, permitir que o amor flua, (com as leis do amor), pois as crianças sentindo o amor dos pais no coração, é a força da educação.

Participe do grupo Pedagogia Sistêmica e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.