Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Pedagogia SistêmicaVOLTAR

PERTENCIMENTO E BULLYING

PERTENCIMENTO E BULLYING
LUCIANA S ARIZIO PAIANI GARCIA
abr. 2 - 1 min de leitura
010

Ao estudar sobre o pertencimento, chamou muito a minha atenção a correlação deste com os casos de Bullying.

Quando parei para analisar e pensar sobre os casos que tenho conhecimento, vi que, todos sem exceção, mostram crianças/adolescentes que, no fundo, não se sentem pertencentes. 

Sabemos que o pertencimento diz respeito ao vínculo. Quando há o vínculo, quando a criança se sente olhada, respeitada, percebe que está no lugar certo, ela se sente pertencente. O pertencimento traz segurança para o indivíduo. 

Quanto à criança que não se sente pertencente, a tendência dela é ser agressiva, debochada, diminuir aquele que  muitas vezes ela julga melhor ou que ela julga pertencer. Essa criança pode ter comportamentos que chamem a atenção assim ou um retraimento, uma timidez excessiva, uma dificuldade para dizer: não sei, não entendi. 

Então, talvez a melhor maneira de diminuir o excesso de casos de Bullying escolar seria colocando em prática o pertencimento.

Quando a escola conseguir fazer o aluno se sentir pertencente ao grupo, trazer o aluno de verdade para a escola, o ambiente escolar será de mais afeto e menos disputa. 

A criança/adolescente que sente pertencente ao grupo, não precisa diminuir ou excluir o outro. 

Participe do grupo Pedagogia Sistêmica e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.