A mensagem do curso de Pedagogia Sistêmica com Olinda Guedes é a do amor, empatia e acolhimento. O curso nos leva a olhar para as essências das nossas crianças, ou seja, tudo o que elas carregam para a escola, a história de seus pais e antepassados, a busca dos relacionamentos, passamos a refletir e a enxergar a escola como lugar de afeto, que antecedem o conteúdo.
O conhecimento dos três princípios sistêmicos: Pertencimento, Compensação e Ordem, nos ensinam a ensinar dentro de um círculo de amor e respeito pelo passado e pelo aqui e agora, sem rótulos que marcam e desonram os sistemas.
Percebemos tantos conflitos e problemas que nos desafiam dentro de nossas escolas e salas de aula e esquecemos que ela pode sim, ser lugar de cura, por meio do afeto, da arte, poesia, natureza e por meio de conteúdos que conectam à vida, que dão sentido e fortalecem a humanidade, por meio de uma comunicação afetiva.
Percebo na minha vida pessoal e profissional maior respeito de minha parte por aqueles com quem convivo. Acredito que o não julgamento passou a fazer parte da minha vida, afinal, todos trabalhamos por nossos sistemas, mesmo que algumas lealdades inconscientes, nos tornem emaranhados no amor (e são possíveis de acessá-los).
Acolher a história das pessoas e realizar algumas atitudes concretas e simples, passou a fazer parte da minha rotina. Assim, apliquei imediatamente a condição interna do “Eu vejo você”, comentada na aula 1. Passei a perceber o outro como importante no meu contexto de vida.
É um desafio diário, em alguns momentos não é fácil, no entanto passei a compreender que “somos manada”, precisamos uns dos outros. “E o que faz diferença no contexto da escola para trazer paz e prosperidade é o relacionamento.” Comentado por Olinda Guedes no Módulo 1, aula 1.
Outras ações simples podem ser adotadas como: atitude disponível com o olhar mais atento, ter empatia.
Quanto aos espaços: tornar a sala aconchegante, utilizar mais as rodas de conversas para uma comunicação mais eficaz, colocar algumas plantinhas na sala, sugerir a área externa para todas as propostas, ampliar a conexão com a natureza, produzir espaços com fotos de alguns momentos dos alunos e também momentos da história profissional da professora (os alunos iriam adorar), evidenciar a identidade enquanto grupo etc.
Quanto às famílias: aproximar mais as histórias de vida, envolvê-las nas atividades de rotina dos alunos, investigar sobre as suas culturas e modos de vida.
Conhecer os estudos e ensinamentos de Bert Hellinger, Marianne Franke-Gricksch e Olinda Guedes é um grande privilégio. Agradeço a oportunidade e sou muito grata.
Imagem do livro Exercícios de ser criança, de Manoel de Barros.
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