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O VIVER A PARTIR DA PEDAGOGIA SISTÊMICA

O VIVER A PARTIR DA PEDAGOGIA SISTÊMICA
Milena Gonçalves Loureiro
mai. 3 - 7 min de leitura
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Tenho buscado compreender o mundo e suas relações desde nova, tinha muitos questionamentos dentro de mim.

A cada novo aprendizado parecia que enfim tinha entendido, mas pouco tempo depois descobria uma área nova e o sentimento era de que alguma coisa estava faltando novamente.

Assim passei a vida, até descobrir as terapias holísticas e suas abordagens, é como se um mundo novo tivesse se aberto para mim.

Comecei a estudar e vivenciar as terapias holísticas e elas realmente transformaram a minha vida, as coisas pareciam mais claras e fazer sentido, finalmente encontrei o que tanto procurava, um sentimento de preenchimento da alma, aquele vazio enfim se foi.

Fiz diversos cursos na área das terapias holísticas, a cada aprendizado uma mudança significativa na minha vida e no modo de ver o mundo. Depois de ter feito um curso de constelação familiar sistêmica descobri que existia a pedagogia sistêmica, uma abordagem que trazia os conceitos básicos da constelação para a educação.

Um sentimento de que deveria estudar sobre o assunto tomou meu ser, ainda mais por ter graduação em pedagogia, resolvi pesquisar sobre cursos na área. Foi assim que encontrei o curso de Pedagogia Sistêmica da nossa Mestra Olinda.

A Pedagogia Sistêmica veio para agregar aos conhecimentos que já possuo, trazendo um novo olhar e fazendo a junção entre a Pedagogia e a Constelação Sistêmica Familiar, conhecimentos que tinha, mas de forma separada. Neste sentido, a Pedagogia Sistêmica conseguiu me auxiliar na construção de uma nova visão, que é trazer, de uma forma singular, o sistêmico para dentro da educação, seja ela no ambiente escolar ou além dele.

A abordagem sistêmica vai além da sala de aula, entra em nossos lares e em qualquer lugar que ocorra processo de aprendizagem. Se estamos nos educando podemos utilizar a pedagogia sistêmica.

O curso traz muitos exemplos de como podemos trabalhar esta abordagem na sala de aula e em nossos lares, tocando em assuntos importantes, que muitas vezes passamos ou conhecemos alguém que está passando. Ele me fez refletir sobre diversas atividades do dia a dia e ter um novo olhar para o cotidiano.

Na prática, os conhecimentos do curso trouxeram mais resultados para a minha vida e hoje consigo enxergar o sistêmico em cada atividade que eu ou que algum membro da família realiza ou deixa de realizar. Estes conhecimentos estão fazendo com que eu reflita mais e mude minha postura no dia a dia.

A partir dos estudos em Pedagogia Sistêmica podemos tirar as seguintes lições:

1. Acolher, incluir: Todos devem fazer parte, todos pertencem ao sistema sala de aula, escola, comunidade, sociedade;

2. Respeito: Respeitar o aluno e sua forma de aprender, respeitar sua família e assim, também ser respeitado;

3. Observar o aluno que traz um problema: Este aluno é a chave para a solução do problema dentro do seu sistema;

4. Buscar o equilíbrio em sala de aula: O princípio do dar e receber nas relações em sala de aula, no sucesso ou no fracasso de seus alunos;

5. Cuidar do lugar de cada um: O seu lugar enquanto professor, o lugar dos pais, o lugar dos alunos, para que o ambiente fique harmônico e equilibrado;

6. Ter uma postura sistêmica: A postura sistêmica vai além da sala de aula, o professor que quer ter excelência em sua vida tem que aplicar a abordagem sistêmica no seu a dia a dia também;

7. Trazer as memórias familiares de seus alunos para a sala de aula: Isto é uma prática sistêmica que traz diversos casos de sucesso para a sala de aula, resgatar estas memórias é também uma forma de respeitar a história dos antepassados esquecidos;

8. Praticar o "eu vejo você": É trazer o olhar atento para cada um de seus alunos, fazer isto com o coração, com sentimento;

9. Se respeitar: O professor tem que respeitar o seu lugar na sala de aula, dentro da escola e perante os pais de seus alunos, para não se sobrecarregar e adoecer;

10. Pedir ajuda quando necessário: O professor deve sempre pedir ajuda quando achar necessário, tanto para si quanto para seus alunos. Muitas vezes achamos que vamos conseguir fazer tudo o que planejamos, que vamos conseguir solucionar tudo, mas nem sempre conseguimos e acabamos nos sobrecarregando, e, às vezes, até adoecemos. Por isto, o professor não deve hesitar quando sentir que precisa de ajuda.

Essas lições tiveram como foco o professor e os sistemas envolvidos, mas podemos aplicar em nossa vida, pois todo espaço é educativo. Uma lição que destaco é o professor saber se respeitar, todos nós devemos saber o nosso limite e parar quando for necessário. Cada um em seu lugar fortalece o sistema.

Várias falas da Mestra Olinda chamam atenção para este problema, por exemplo:

"Um professor doente é um professor sobrecarregado, como resolver? Cada professor vai encontrar sua solução".

Trouxe este olhar para dentro dos sistemas que frequento, eu tenho o meu lugar e posso fazer apenas o que me é possível dentro deste lugar, ter cuidado para não ultrapassar e entrar no lugar do outro, tirando, inclusive sua responsabilidade e seu aprendizado. Devemos encontrar o equilíbrio entre o dar e o receber.

Pretendo continuar implementando os aprendizados do curso na minha vida cotidiana, além disso, quero atuar também como terapeuta holística e este conhecimento veio para acrescentar, posso falar de pedagogia sistêmica para os meus consultantes, enquanto pais e educadores, e orientá-los a ter uma postura sistêmica nos espaços onde vivem.

Por fim, acredito que a Mestra Olinda veio para acrescentar às constelações. Ela tem uma visão atualizada sobre as constelações e consegue trazer a teoria sistêmica para dentro do cotidiano da sociedade em que vivemos hoje.

Deixo como sugestão de leituras alguns livros.

O primeiro é "Meu trabalho, minha vida" de Bert Hellinger, este livro foi crucial para compreender um pouco mais sobre as constelações, também me trouxe paz, porque ele próprio fala que, com o tempo, foi mudando algumas coisas na técnica, então, acredito que a constelação não é algo que veio para ficar estagnada num tempo e num espaço, mas, sim, para evoluir conforme necessitamos dela. As constelações são movimento, não têm como ficarem paradas.

Já sobre Pedagogia Sistêmica, os livros “O que traz quem levamos para a escola?” da Mestra Olinda Guedes e “Você é um de nós” de Marianne Franke-Gricksch parecem se complementar.

O livro da nossa Mestra Olinda traz a Pedagogia Sistêmica de uma forma leve e lúdica. Ela aborda o tema com leveza e traz ludicidade por meio das redações que se encontram em cada capítulo, memórias de pessoas em seu primeiro dia de aula.

Já Marianne, traz relatos impressionantes de sucessos em sala de aula e na vida de seus alunos e como uma esfera está ligada à outra.

Uma leitura conjunta destes livros, ou seguida uma da outra, constrói uma excelente base para iniciarmos nesta jornada.

#RCCPS

 

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