[ editar artigo]

A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO

A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO

 

Coragem sempre foi uma das minhas palavras prediletas, lembro que fiquei muito feliz quando descobri o verdadeiro significado. Coragem vem do latim Cour (coração) e Age (agir) ou seja, Agir com o coração.

Sou uma aprendiz e tenho buscado através do caminho do amor viver em mais harmonia com a nossa mãe Terra, numa jornada de despertar da consciência e transformação profunda. Em reconexão com os saberes ancestrais, me colocando no servir desse propósito. Acredito que podemos ser a tal mudança que queremos ver no mundo, como diria Gandhi, e para isso precisamos nos comprometer verdadeiramente com uma jornada de transformação do nosso Ser, num resgate daquilo que é essencial. Dentro e fora. Parafraseando meu amado João Guimarães Rosa, "o que a Vida quer da gente é coragem".

E foi agindo com o coração que descobri e decidi fazer parte do curso de Massagem Reparentalizadora Sistêmica (MRS), para aprender um pouquinho mais, já que durante esses últimos anos participei de muitas vivências de Constelação Familiar.

 

Realizar o curso de Massagem Reparentalizadora Sistêmica e paralelamente realizar leitura de algumas bibliografias sugeridas durante a formação, trouxe alguns significados (embora a nível muito pessoal) muito especiais pra mim, como resultados principais posso citar mais calma e clareza a respeito do meu caminhar e de todos(a) que trilham comigo. Compreendendo o quanto o nosso nascimento afeta nossos relacionamentos, tendo coragem para limpar padrões emocionais adoecidos e memórias que já não me servem mais. Ressignificar minha relação com o corpo, sem deixar de lado o cuidado com emocional, espiritual e com a Natureza, são um dos lindos frutos dessa formação.

Acredito que a principal mensagem do curso de Massagem Reparentalizadora Sistêmica é o quanto o toque é curativo, uma sabedoria ancestral, que traz o conhecimento sábio da Natureza do toque e de como usá-lo para a cura de padrões emocionais em nós e em nossa linhagem, memórias são registros que trazemos da nossa alma, ancestralidade e do coletivo que estamos inseridos(as). Essas memórias são emoções, pensamentos, comportamentos, inconsciente e consciente, e constituem como estamos e quem somos e o nosso corpo é que ancora esses aspectos na matéria.

 

Como evidenciado pela professora e criadora da metodologia, Olinda Guedes, em vários momentos do curso ressalta que, Cuidar do Ser é o lema principal, então você pode aprender todas as técnicas mas se o respeito não estiver presente, todas serão em vão. E que ao tocar outro ser, outro corpo é para tocar como se fosse um templo, tocar o outro como uma parte de si em outra face, ser uma alma tocando outra alma, a doação e o amor em sua mais doce essência.

 

Certa vez li na página do @umcartão:

“... A pedra fundamental do amor, a base e o pilar do que todo o amor busca, assim como o que todo mundo busca, é a confirmação. É a garantia de que, quando tudo der certo ou errado, quando tudo ou nada mais fizer sentido, quando tudo parecer ganho ou perdido, que você tenha para onde olhar, em quem segurar e no que acreditar. O amor espera conforto e garantia e tem como maior virtude a capacidade de ser casa. O amor é onde mora o amparo e onde dorme a segurança. Porque amar é, na essência, proteger. A única coisa que não vai mudar nunca é a garantia de que o amor é sempre certeza".

 

Cada pessoa tem seu tempo para conclusão de ciclos e aqui finalizo e inicio mais um, foi um curso diferente de tudo que eu imaginava. Um estudo e aprendizado realizado no meio do caos do início de uma pandemia, aonde depressão e ansiedade estavam dando as caras de uma forma surreal, com um turbilhão de sentimentos aflorados. Esse curso veio justamente nesse momento. Massagem Reparentalizadora Sistêmica, um tema muito especial pra mim e que eu de alguma forma já sabia que seria muito mais profundo na minha vida pessoal. A vida de ninguém é perfeita, e está tudo bem não estar bem todos os dias! O importante é a vontade de melhorar, por nós. Hoje respiro aliviada pois, finalizo mais um ciclo de um curso incrível da minha vida. A partir dos tantos aprendizados nesse curso me comprometo a partir da Massagem Reparentalizadora Sistêmica a me colocar à disposição, me permitir vir a ser, ser colo, estar a serviço com humildade em aprendizado. Por todas as nossas relações!

Meu agradecimento sincero à Olinda Guedes. Eu vejo Você! E só a gente sabe a profundidade das nossas raízes e o tamanho das nossas asas. Obrigada por ser cura e amor.

Também gostaria de agradecer profundamente aos meus pais que me ensinaram a admirar e amar meu caminho na Terra. Pai e Mãe vocês fizeram o melhor que puderam, muitas vezes errando, outras acertando, assim me construíram e hoje posso ser quem eu vim para ser de verdade, hoje estou onde escolhi, vocês me trouxeram a Vida, eu agradeço, honro e amo!

Finalizo com as sábias palavras da terapeuta e  consteladora Carmem K’hardana :

“...E é preciso honrar, todas as pessoas, encontros, espaços, experiências, quem te ensinou, quem te mostrou caminhos, quem te abriu o olhar e isso independente de qualquer coisa, mesmo que não vejam você, cabe a você ver todos e todas que atravessaram o seu caminho e contribuíram para você Ser...

Agradeço aos Deuses & Deusas.

Agradeço aos que vieram antes, a quem passou, a quem está presente e quem vai chegar".

 

Gratidão!

#RCCMRS

Terapias Sensoriais

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você