Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Terapias SensoriaisVOLTAR

CONCLUSÃO DE CURSO: MASSAGEM REPARENTALIZADORA SISTÊMICA

CONCLUSÃO DE CURSO: MASSAGEM REPARENTALIZADORA SISTÊMICA
Soraia de Araujo Victal
out. 19 - 6 min de leitura
000

 

O que você transformou em si mesmo, em suas relações interpessoais, em suas práticas cotidianas e/ou profissionais, com o conteúdo deste curso:

Minha busca por massagens começou por recomendação psiquiátrica.

Fui diagnosticada com depressão, síndrome do pânico e fobia social.

Como parte do tratamento com chás, medicação, terapias, exercícios físicos, atividades artesanais, aulas de flauta, a massagem foi recomendada pelo menos uma vez por semana.

Eu nunca tinha recebido uma massagem.

Comecei a receber as massagens e aí fiquei sabendo de um curso de massagem ayurvédica e fui fazer.

Neste curso de massagem ayurvédica e assim como a massagem reparentalizadora sistêmica pude aprender e perceber os benefícios físicos e psicológicos que as massagens podem proporcionar em nossas vidas. Estes benefícios são percebidos em quem recebe as massagens e também para quem as fazem, pois é uma troca de energia de amor, de empatia, de estar presente, de sentir-se útil cuidando ou sendo cuidado.

Uma massagem é capaz de aliviar dores físicas e emocionais, tensão, depressão, melhora o sistema imunológico, a circulação sanguínea, respiração, digestão, entre muitos outros benefícios.

Estudos mostram que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse caem em 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentam em 30 %.  Se todos soubessem os grandes benefícios que uma massagem nos proporciona fariam como se fosse um item de primeira necessidade em suas vidas.

A Massagem Reparentalizadora Sistêmica veio da shantala, uma massagem praticada em bebês na Índia há muitos anos ou milênios. A massagem é feita em movimentos em formas de ondas, que lembram os movimentos que o bebê senti dentro do útero, são movimentos em forma de roscas, é uma dança das mãos em contato com o corpo do bebê. Estes movimentos proporcionam bem estar, amor, pertencimento, ternura, estar vivo.

Nossa professora, terapeuta e mestra Olinda Guedes teve a empatia de utilizar a técnica da massagem da shantala também em adultos. Fazendo com isso um religar com a energia do amor e ternura da mãe e do pai, da benção que é estar vivo, de ser aceito, de ser amparado, acolhido, respeitado. Com a Massagem Reparentalizadora Sistêmica podemos sentir o toque do amor, da compaixão, da empatia que salva vidas.

Com o conteúdo deste curso pude perceber o quanto o toque amoroso pode beneficiar a vida das pessoas, incluindo a minha, que como sugestão de tratamento psiquiátrico  foi de fundamental importância para minha recuperação física e emocional.

Com o toque amoroso de uma Massagem Reparentalizadora nos religamos ao amor de mãe  e com ele ao amor-próprio, a vontade de viver cada dia da melhor maneira possível, ficamos em sintonia com o momento presente, ficamos abertos ao dar e receber da vida. É uma perfeita sintonia com o viver.  

Atualmente não trabalho como massoterapeuta, mas ofereço massagem aos amigos, parentes e animais. Sendo que meus gatos e as cachorrinhas da vizinha são minhas clientes assíduas.

Vou relatar dois casos de pessoas que atendi e de um gato que apareceu doente em minha casa.

Um amigo recebeu algumas sessões da Massagem Reparentalizadora Sistêmica e disse que passou a dormir melhor e não sentia mais a dor no peito que sempre o acordava em muitas noites e que aparentemente não era nada porque não constou nenhuma doença em exames feitos.  Também mudou de trabalho onde não tinha mais nenhuma motivação em estar lá e voltava para casa todos os dias com os pés, as pernas, as mãos e o rosto bem inchados.

Uma amiga relatou que se sentiu acolhida, amada e passou a se sentir mais calma, mais centrada nas coisas que precisava fazer.

Costumo colocar ração e água em uma parte do telhado da minha casa para os gatos sem lar poderem se alimentar. Comecei a ouvir uns miados estranhos, bem altos, como se estivesse sentindo muita dor e pedindo socorro. Era um gato adulto que sangrava a boca e o nariz e estava com muito medo. Fui chegando, conversando, fala mansa e amorosa e ele depois de três dias de muito sofrimento deixou que o pegasse e levasse ao veterinário. Ele estava com deficiência renal e bronquite. O levei quatro dias ao veterinário para tomar soro e tomar duas injeções. E como parte do tratamento também fazia  massagens que no começo só era permitida com a pontinha dos dedos na cabeça, agora, depois de um ano ele está curado e vive pedindo massagem e aceita ficar no colo por alguns segundos. Foi uma grande evolução para um serzinho que viveu longos anos sozinho pelas ruas sofrendo maus tratos fome e sede.

Segundo Phyllis K. Davis, em seu livro O poder do toque, página 25,. Ao pararmos de oferecer amor e de tocar, por qualquer motivo, começamos a comprometer não apenas o bem-estar dos outros, mas também o nosso. Tocando afetuosamente, não há como perdermos; só temos a ganhar. Talvez algumas pessoas se esquivem ao nosso contato físico, mas outras o receberão com alegria. Optemos por aperfeiçoar essa nossa maravilhosa capacidade tocando aqueles de quem gostamos, a quem amamos, dessa forma atraindo a nós o afeto, os sentimentos ternos e a atração física que precisamos.

 

Oferecendo amor, carinho, atenção, respeito, ternura em uma Massagem Reparentalizadora, estaremos religando o trazer de viver, amar e ser amado de forma plena e feliz!

 

Participe do grupo Terapias Sensoriais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.