Fechando de forma perfeita as aulas gravadas, a mestra Olinda trouxe para acrescentar aos aprendizados dos seus alunos uma perfeita explicação sobre as métricas que Bert Hellinger nos deixou como ensinamento.
As métricas abarcam desde a acolhida respeitosa ao cliente até a forma como o terapeuta vai concluir, de forma cuidadosa, o seu atendimento.
Bert Hellinger destacou a importância do terapeuta de se colocar na condição de fazer uma escutativa atenciosa para que ele possa ter elementos que vão nortear uma melhor compreensão do que a pessoa quer mudar em sua vida.
Bert Hellinger também nos ensina, através de suas métricas, como a mudança vinda dessa resolução do tema vai ter ressonância para o meio do sujeito.
Quando o terapeuta trabalha o tema que lhe é apresentado de uma forma sistêmica, ele considera o contexto em que o seu cliente está inserido, compreende de uma forma que, o todo deve ser pesquisado e trazido para constelação, pois o indivíduo resolvendo as suas dores a cura vai reverberar em todo o seu sistema, visto que, esse sujeito é parte de um todo.
A mestra destacou a importância que o terapeuta deve ter no acolhimento da queixa do cliente sem julgamentos, pois sempre há uma explicação sistêmica sendo ali apresentada, bastando apenas que o profissional esteja atento a riqueza de informação que o campo oferece.
Desde o agendamento até a conclusão da constelação o campo deve ser observado e compreendido pelo terapeuta.
Nesse módulo, a mestra Olinda nos ensina a entender o tema do cliente desde o primeiro contato, pois existe a gramática das constelações onde, situações que podem se apresentar de uma forma muito espontânea e despretensiosa, são ricas de informações que podem mostrar para o terapeuta um caminho a ser explorado.
Ao assistir esse modulo acredito que a minha “chave virou”, muitos entendimentos foram sendo elaborados e dúvidas foram resolvidas.