Ser jovem enquanto velha, e velha enquanto jovem.
"Toda árvore possui por baixo da terra uma versão primeva de si mesma."
Por baixo da terra, a árvore venerável abriga uma "árvore oculta", feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis.
A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que suas naturezas mais verdadeiras, audazes e sábias vicejem a céu aberto.
O mesmo acontece com a vida de uma mulher.
Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço, por baixo da terra existe UMA MULHER OCULTA que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinata.
A MULHER OCULTA está sempre procurando empurrar esse espírito essencial em busca da vida. Para cima, para que atravesse o solo cego e consiga nutrir seu eu a céu aberto e o mundo ao seu alcance.
A VIDA NOVA está armazenada na RAIZ.
Portanto, que sempre consigamos resistir a quaisquer falsidades coletivas que procuram anular a visão e a audição da alma.
Assim, a mulher sábia espia do meio do bosque cerrado.
Que nos afastemos dos zombeteiros que não ouvem esse chamado para a vida da alma.
Assim, a mulher sábia avança por seu caminho.
Se necessário for, que nos transformemos em alegres subversivas que estão em constante crescimento e tem um coração luminoso e calmo.
Assim , chega o espírito à superfície do lago.
Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio e banal.
Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.
...Que você sempre se lembre de estar conectada à alma, se for visão e forma o que deseja;
... e de estar conectada ao espírito, se for energia e determinação que necessitar para agir pelo seu próprio bem e pelo mundo;
... e se for SABEDORIA o que quiser, que você sempre una o espírito à alma, ou seja, una a ação à paixão, a ousadia à sabedoria, a energia à profundidade...
...Assim, filha querida, anime-se e inspire-se.
...Assim, que você escolha o que tornar maior, não menor, o seu coração, sua mente e sua vida.
Que você absorva o que tornar mais profundos, não mais amortecidos, seu coração, sua mente e sua vida.
Que você escolha o que a faça dançar, não mais andar pesadamente e cochilar, pelo tempo afora.
Desde sempre esteve esperando por você na sua floresta interior, uma mulher, a maior das maiores, sentada à beira da maior das maiores fogueiras.
E o maior dos maiores trabalhos que cabem a você é encontrá-la e mantê-la SEMPRE.
Uma benção é para que você se lembre totalmente de quem é, e faça bom uso da magnitude que nasceu embutida no seu eu precioso e indomável.
Há quem diga que bênçãos são apenas palavras.
Mas, minha filha, tendo em vista sua ESPERANÇA, sua capacidade de AMAR, seu anseio pela ALMA e pelo ESPÍRITO, sua carga CRIATIVA, seu interesse e fascínio por VIVER A VIDA PLENAMENTE, essa benção para você não são só “palavras”.
DIGO-LHE QUE ESTA BENÇÃO É PROFECIA.”
Clarissa Pinkola Estes – Ciranda das Mulheres Sábias.
Débora Carvalho Pedagoga e Terapeuta Sistêmica. Em resgate das sabedorias ancestrais do sagrado feminino .