"Será que posso reavivar uma lembrança desvanecida? Talvez escrevendo, ou também porque já tenho uma certa idade, onde as lembranças da memória de longa duração aparecerem, enquanto as outras coisas vividas há pouco tempo se apagam? Quem sabe?..." Marianne Franke-Gricksch
Como não lembrar dos tempos da escola, os bons momentos e os não tão bons. Sempre tive medo de matemática, na vida acadêmica fugia dos números e das formulas, aqui neste modulo descobri a causa. Certa vez não sabia resolver determinado exercício no quadro , fiquei paralisada com o giz entre os dedos apoiados no quadro, não conseguia fazer ouvia os gritos da professora e dos colegas rindo baixinho, pior foi o momento que ela colocou sobre a minha cabeça um chapéu com orelhas de burro, fiquei em frente ao quadro olhando para a turma até o final da aula, eu era boa em muitas coisas mas não conseguia escrever na aula de matemática, eu queria ser como as outras meninas que professora elogiava, participar dos grupos daquelas que a professora escolhia para abraçar, brincar com elas, trocar segredinhos mas isso não acontecia. Anos mais tarde estava eu na mesma escola dando aulas de língua portuguesa para o ensino noturno, muitas lembranças vieram e ate contei para os meus alunos que havia estudado ali bem naquela sala.
Pensei na professora onde andaria , possivelmente já estava aposentada.
No intervalo na sala dos professores sentou-se em minha frente uma senhora tomada pelas marcas do tempo, era ela , não me reconheceu afinal os alunos mudam fisicamente, eu porém a vi perfeitamente como uma criança até o cheiro da sala encerada recente me veio na lembrança.
Quando escolhi o magistério decidi que em minhas turmas não precisaria escolher os "melhores" porque todos tem o seu potencial, todos tem algo de bom alguns em matemática outros em artes, literatura ... a escola e um organismo vivo diferenciado de sonhos e habilidades, a inclusão não é apenas um sentimento mas uma atitude pertencimento traz segurança. Hoje eu te vejo e ofereço um lugar de compaixão no meu coração. Todos precisam ser incluídos.
Referência bibliográfica
Guedes, Olinda: "o que traz quem levamos para escola?" -2 ed.- Curitiba: Appris,2014.
palavra chave- escola, inclusão, pedagogia, alunos, modulo V