Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONCLUSÃO DE MÓDULO: BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

CONCLUSÃO DE MÓDULO: BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Rosinéia Censi Lenfers
nov. 25 - 1 min de leitura
010

Conheço muitas pessoas que tem verdadeiros traumas oriundos do ambiente escolar. A sua grande maioria é relacionada a situações de bullying dos alunos e até mesmo de professores.

O bullying ocorre por qualquer motivo: pessoa muita alta, muito baixa, muita magra, muito gorda, cor da pele, sardas no rosto, defeito físico, classe social, falta de atenção, enfim, tudo que é um pouco diferente da dita “normalidade” é motivo para bullying.

O bullying significa intimidação e pode ter violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. Em uma pesquisa de 2015, um em cada dez estudantes brasileiros foi vítima de bullying. 

Normalmente as crianças mais tímidas são as maiores vítimas. Muitos estudantes que sofrem bullying não contam para os pais e nem na escola, sofrem calados e sozinhos. Esses estudantes não se sentem pertencentes. A Olinda fala no módulo 5 que “muito do sofrimento da humanidade tem a ver com a escola”.

O bullying causa muita tristeza, baixa autoestima, revolta, queda no rendimento escolar, absenteísmo e evasão escolares, etc. Atualmente o bullying é muito combatido nas escolas.

Devemos trabalhar para que as escolas sejam ambientes acolhedores, inclusivos e empáticos. Que além do conteúdo aprendido sejam também trabalhados os valores como respeito às diferenças, generosidade, compaixão e cuidado.

Assim o ambiente escolar será cada vez mais saudável e sistêmico, curando as pessoas ao invés de causar dores e traumas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.