Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO É O QUE TOCA O CORAÇÃO

CONSTELAÇÃO É O QUE TOCA O CORAÇÃO
Cristiana Josefi
jul. 25 - 3 min de leitura
000

Quando me inscrevi na formação real em constelações sistêmicas com Olinda Guedes, no primeiro acesso que fiz à plataforma do curso dei uma rápida passada de olho nos conteúdos das aulas gravadas. Fiquei feliz quando vi que o título de uma das aulas era "frases para soluções".

Finalmente eu iria aprender quais eram as frases que via alguns consteladores falando (às vezes, até cochichando no ouvido), quando e de que maneira usá-las, teria então segurança para conduzir uma constelação, pois teria cartas na manga. 

Aproximava-se o primeiro encontro de vivência de um grupo idealizado e criado por mim, juntamente com algumas colegas. Mas eu estava tranquila, pois daria tempo de finalizar as aulas antes de começarem os encontros do grupo, inclusive aquela das frases.

Chegou a hora de assistir a tal aula, e minha expectativa foi frustrada. Não era nada do que eu pensei. Não tinha frases prontas, palavras chave, nada! Comecei a ficar nervosa, como eu iria conduzir um grupo sem saber o que deveria falar?

Ao mesmo tempo, comecei a me lembrar das aulas ao vivo, e como eram recorrentes as perguntas "quando estarei apta a trabalhar com a constelação? Preciso concluir o curso e receber o certificado para começar a praticar?" E calmamente Olinda respondia - mais uma vez - que o campo informa, e que quando fosse a hora de começar a praticar, as pessoas viriam até nós pedindo para marcar horário, fazendo perguntas, etc.

Isso me tranquilizou um pouco, afinal, já havia tentado formar um grupo de vivência em constelações sistêmicas em minha cidade algumas vezes, sem sucesso, e de repente foi muito fácil conseguir. O grupo estava formado, as pessoas estavam se interessando, estava dando tudo certo. Então o campo estava me mostrando que eu estava pronta, mesmo sem frases prontas e palavras mágicas.

No primeiro encontro, fui convidada a representar, e a constelação foi conduzida por uma colega. Por um instante, isso me fez novamente duvidar da minha capacidade. Então, chegou o segundo encontro, e eu só me dei conta de que conduzi com muita naturalidade e fluidez quando a constelação acabou.

Mas somente enquanto via outra aula dessas bônus, que não tive a oportunidade de participar ao vivo, dois meses depois de assistir àquela tão esperada e idealizada aula sobres as frases, que finalmente caiu a ficha: as frases de solução precisam vir de coração para coração. 

Não existem frases prontas! Não existe uma cartilha, um método pronto, um protocolo tipo receita de bolo. Se fosse assim, não seria constelação sistêmica. Afinal, só é possível constelar alguém, se puder dar a essa pessoa um lugar no seu coração, e também só se pode conduzir uma constelação com o coração. 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.