Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS
Janaina Maria Oliveira Almeida
abr. 28 - 2 min de leitura
010

 

Depois da casa, a escola é o lugar mais importante na vida das pessoas, e essas levam mais do que suas mochilas para o ambiente educacional. Levam junto suas histórias, suas emoções e expectativas.

A escola é a referência de instituição para se buscar o desenvolvimento humano e alcançar êxito. No entanto, o foco é tão centrado nos resultados, que diversas vezes as condições para alcançar os objetivos ficam despercebidas.

São esquecidas, por exemplo, as condições de segurança e tranquilidade para aprender. Por consequência, em um ambiente de medo, ansiedade e insegurança, a aprendizagem fica prejudicada e, por vezes, nem acontece.

Outra situação que dificulta o processo de aprendizagem é quando a escola não tem um bom lugar no coração da família. Porém, se os pais amam a escola, o filho se sente seguro para estudar. 

A escola precisa ser planejada e organizada para ser um lugar acolhedor e amável. Um lugar no qual alunos e professores sintam prazer em estar. 

Assim, aos que têm alguma relação com a escola, é importante saber que as leis da vida são inerentes ao intelecto, à razão e à cultura.

O pertencimento, a compensação e a ordem são necessários no ambiente escolar para propiciar a aprendizagem e o futuro profissional do indivíduo.

Todos precisam ser incluídos, ser vistos e ouvidos no sistema escolar, pois o pertencimento traz segurança para aprender.

O respeito ao aluno e à sua identidade favorece que o estudante tenha respeito pelo professor e sinta vontade de aprender, de ter bons resultados. Isso favorece o equilíbrio entre dar e receber.

Respeitar os pais fortalece o lugar de educador do professor. Não há necessidade de se intrometer na relação do estudante com seus pais. Cada lugar é único com seus deveres e responsabilidades. Se há ordem, há paz.

Quando o pertencimento, a compensação e a ordem estão em equilíbrio na escola, os objetivos são alcançados com excelência, com menos obstáculos. As tarefas, a comunicação e outras atividades fluem com facilidade. 

Uma trajetória de segurança e paz na escola auxilia que o indivíduo se desenvolva com maior capacidade para o bom desempenho profissional. 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.