Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa - Apocalipse 3:11

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa - Apocalipse 3:11
Débora Carvalho
mai. 4 - 4 min de leitura
070

Bingo! É isso. Você merece ser muito feliz, saudável e próspero. Todo mundo merece.

Como você aprende? Como você se conecta consigo mesmo, já parou para meditar sobre isso? Você é visual ou auditivo? Ou aprende por meio das sensações? Você aprende por meio de desenhos ? Filmes? Através da arte? Escrevendo? 

Bem, então vou relatar, uma experiência em que mostra na prática o significado da frase de Bert Hellinger "O essencial é simples". Por exemplo, atendi uma cliente que tinha uma dor emocional muito grande em relação ao seu pai... havia uma resistência imensa... estabeleci rapport. Senti realmente o que era estar com aquela dor... compreendi que ela era extremamente racional e lógica, se comunicava de uma forma mais processual para sobreviver. Tive muito amor por ela, porque nós seres humanos e até mesmo os animais, desenvolvemos couraças, mecanismos de defesa mesmo. Sabe a ostra né? E está tudo certo.

A orientei a escrever uma carta a mão. Conduzi-a então a levar ao túmulo do pai que já havia morrido. Resultado: ela deu um salto quântico. Seguiu! Completou algo.

Ela não precisou constelar em grupo, ela precisava de empatia, de alguém que entrasse em ressonância com a dor dela e olhasse pelo mesmo ângulo que ela para a dor com pai.

Você já ouviu falar em mapa de mundo? Cada um sabe o que carrega dentro do seu mapa de mundo. Eu vejo o mundo de um jeito, você vê de outro, nossos pais enxergam de outro jeito e por aí vai. A vida é um caleidoscópio.

Como seria se você não tivesse a liberdade de se casar ou namorar quem você quisesse? Como seria se você quisesse estudar a área dos seus sonhos e ao invés disso ter que fazer o jogo do contente, baixar a cabeça e ter que carpir lotes, trabalhar na roça para ajudar a trazer o sustento?  

Você já fez um estudo, um trabalho de pesquisa de como viviam seus antepassados? Eu já fiz, é surpreendente como as minhas ancestrais lavavam as roupas nos rios, esfregavam os lençóis nas pedras... quaravam as roupas no sol... Eu nem sabia que determinada temperatura do sol pela manhã é o melhor detergente do mundo. Tanto os lençóis quanto os colarinhos ficavam impecáveis. Como diz minha mãe: Saiu aquele caldo! E gostar de sentir o cheiro do sabão que fica nas peças macias, depois de ter colocado toda uma força e energia. Tem coisa melhor que roupas cheirando limpeza? Minha mãe é especialista em desencardir roupas, passa horas fazendo um movimento com as mãos que é só dela. Pega as mangas e as barras das calças, na mão esquerda e com a direita movimenta em um ritmo de vai e vem, fantástico. Até pouco tempo carregava as coisas na cabeça, tão lindo! Tão forte!

Antes das constelações familiares eu tinha vergonha de sair com ela carregando os baldes na cabeça, as trouxas de roupas, botijão de gás. Meu Deus quando minha mãe aparecia, mais especificamente na infância e adolescência, como se fosse uma figura trazendo o arquétipo de outra historia, era desafiador. Meus irmãos homens não sustentavam a essa força e autenticidade, cortavam caminho e até fingiam que não a conheciam, pois os colegas de escola faziam piadas e isso doía na alma. É mais ou menos como os indígenas que trazem a cultura deles muito forte, as vestimentas, o olhar profundo, a sabedoria, seus costumes, sua majestade. 

Entristeço-me profundamente pelos negros na África, os índios aqui no Brasil que são os primeiros povos, deveriam andar em tapetes de veludo, com sua coras muito bem posicionadas. Não vou falar vermelho por que já vimos muito sangue.

Depois que conheci o trabalho da Olinda Guedes (https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes), me curei. Hoje eu vejo, honro essa força. Então mapa de mundo é isso.  Hoje eu tenho máquina de lavar que faz tudo. Compreende?

E na sua família quais são os costumes que mais te envergonham? Ou que mais te empoderam? Você está guardando o que tu tens? Quais sãos os dons que foram herdados dos seus antepassados? Você honra a sua coroa ? 

Autora: Débora Pereira de Carvalho.


Denunciar publicação
    070

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.