Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FLORESCER Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar

FLORESCER Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar
Iraci Aparecida Franceschini
out. 29 - 7 min de leitura
010

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: FLORESCER Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar

Autor: Dr Martin E.P. Seligman, phD

Revisão: Fernanda Hammann de Oliveira Local de Publicação: Rio de Janeiro-RJ

Editora: Objetiva Ano: 2011

QUESTÕES ORIENTADORAS PARA FICHAMENTO:

1) Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

No ano 2051, 51 por cento das pessoas do mundo estarão florescendo. Esse desafio será auxiliado, apenas um pouquinho, por psicólogos em sessões individuais de coaching ou terapia. Será auxiliado pela educação positiva, na qual professores embutirão os princípios do bem-estar naquilo que ensinarem, e a depressão e ansiedade de seus alunos cairão e sua felicidade aumentará.

2) A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- A teoria em Felicidade Autêntica, é de que a felicidade poderia ser analisada segundo três elementos diferentes que escolhemos por eles mesmos: emoção positiva, engajamento e sentido.

2- A teoria da felicidade autêntica é uma tentativa de explicar uma coisa real - a felicidade -, definida pela satisfação com a vida, considerando que as pessoas classificam sua satisfação com suas vidas a partir de uma escala de 1 a 10. As pessoas que têm o máximo de emoção positiva, o máximo de engajamento e o máximo de sentido são as mais felizes e têm o máximo de satisfação com a vida.

3- Emoção positiva: O primeiro elemento da teoria do bem estar é a emoção positiva (a vida agradável). É também o primeiro na teoria da felicidade autêntica. Mas continua a ser a pedra angular da teoria do bem estar embora com duas mudanças cruciais. A felicidade e a satisfação com a vida, como medidas subjetivas, deixam de ser o objetivo de toda a teoria para ser apenas um dos fatores incluídos sob o elemento da emoção positiva.

4- O engajamento continua a ser um elemento. Como a emoção positiva, ele é avaliado apenas subjetivamente (você teve a sensação de que o tempo parou? Ficou completamente absorvido pela tarefa? Perdeu a consciência de si mesmo? A emoção positiva e o engajamento são as duas categorias na teoria do bem-estar em que os fatores são mensurados apenas subjetivamente. Como o elemento hedônico ou aprazível, a emoção positiva abrange todas as variáveis subjetivas do bem estar: prazer, êxtase, conforto, afeição e outros afins.

5- O sentido é sentido e mensurado independentemente da emoção positiva e do engajamento e também dos outros dois elementos: realização e relacionamentos, dos quais tratarei agora.

Realização: Foi aqui que se forjou o desafio de Senia à teoria da felicidade autêntica, sua afirmação de que as pessoas perseguem o sucesso, a realização, a vitória e o domínio por eles mesmos.

A realização é buscada por ela própria mesmo quando não produz emoção positiva, sentido ou relacionamentos positivos.

6- Relacionamentos positivos: Bem poucas coisas positivas são solitárias. Qual foi a última vez que você gargalhou escandalosamente? Qual a última vez em que sentiu uma alegria indescritível? E quando foi a última vez em que se sentiu muito orgulhoso de uma realização?

As outras pessoas são o melhor antídoto para os momentos ruins da vida e a fórmula mais confiável para os bons momentos.

7- A psicoterapia positiva é um conjunto de técnicas que são mais eficazmente utilizadas quando associadas aos princípios terapêuticos básicos, como acolhimento, empatia, confiança, sinceridade e relacionamento profissional.

8- O principal poder que alguém pode ter é a capacidade de ser amado, a solidão é uma condição tão debilitante que nos obriga a acreditar que a busca de relacionamentos é um fundamento básico para o bem-estar humano.

9- Cinco elementos mensuráveis do elemento PERMA (sigla formada com as iniciais. Positive Emotion, Engagement Relationships, Meaning, Achievement.

  • Emoção positiva (felicidade e satisfação com a vida são aspectos dela)
  • Engajamento
  • Relacionamentos
  • Sentido
  • Realização

10- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a doença mais onerosa do mundo, e os tratamentos preferidos são os medicamentos e a psicoterapia.

Para que você possa compreender por que esta proposta fosse rejeitada, tenho de lhe contar um pouco sobre o domínio esmagador que duas indústrias, as empresas farmacêuticas e a corporação das psicoterapias têm sobre o tratamento dos transtornos do humor, incluindo a depressão.

3) Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

“Olhe a verdade é que em muitos dias por mais bem sucedidos que sejam na terapia você vai acordar se sentindo triste e achando que a vida não tem mais esperança. O que tem de fazer é não apenas lutar contra esses sentimentos, mas também viver heroicamente: funcionar bem mesmo quando está meio triste.”

4) O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Na teoria da felicidade autêntica, as forças e virtudes pessoais - bondade, inteligência social, humor, coragem, integridade, etc. (existem 24 delas) - são o suporte do engajamento. Você entra no movimento quando seus pontos mais fortes são empregados para enfrentar os maiores desafios que surgem no seu caminho. Na teoria do bem-estar, essas 24 forças pessoais sustentam todos os cinco elementos não apenas para o engajamento: o emprego de maiores forças leva a mais emoção positiva, mais sentido, mais realização e melhores relacionamentos.

A conclusão é que o bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça; ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos de vida é maximizando todos esses cinco elementos.

5) Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Ter atitudes mais positivas.

Contribuir para o bem-estar de minha família e de toda a sociedade.

Viver com sentido, pertencer e servir a algo que você acredite ser maior do que o eu, através da religião, o partido político, a família, fazer parte de um movimento ecológico ou de um grupo de escoteiros.

6) Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Dr. Martin Seligman, nos trouxe a psicologia positiva e sua aplicação junto às áreas terapêuticas e de coaching beneficiam inúmeras pessoas, a nossa gratidão querido mestre.


Denunciar publicação
e

https://docs.google.com/document/d/1kXVpsei5JPqbozFgvIE-NO1267ifID4ebhGhIKTVJgc/edit

Acessar
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.