Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

"Gordice": Certo ou errado usar a palavra?

"Gordice": Certo ou errado usar a palavra?
Orence Ian F. Couthon
jun. 8 - 2 min de leitura
010

No dia a dia são usadas diversas palavras que acabam sendo adicionadas ao nosso vocabulário pelo simples fato de ter ouvido em algum lugar ou durante uma leitura. Uma das palavras bem comum de ouvir durante uma avaliação nutricional é “gordice” e é usado dessa forma “nossa nutri não fique bravo, mas fui num aniversário esse fim de semana e só comi gordice”. Creio que a maioria já ouviu falar ou já até falou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🖥 Em alguns sites de dicionário online de português, a palavra “gordice” está relacionada a “comidas não saudáveis, comportamento de gordo”, mas já li que a palavra não existe no dicionário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📊 Fiz uma enquete no meu instagram profissional recentemente (@nutriorence) para ter a opinião de outras pessoas e 92% acham errado o uso da palavra enquanto 8% acham certo o uso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤔 Percebe-se que o uso de “gordice” numa frase geralmente se refere a um comportamento errado, algo inaceitável, muito calórico ou também algo que só pessoas com sobrepeso/obesidade fazem, sendo que muita gente gosta de uma batata recheada com queijo e bacon por exemplo. Quero dizer que esses alimentos não são exclusivos para eles posto que muita gente gosta. Outro exemplo é a palavra fitness quando alguém fala “sou fitness pois só como salada”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🙋🏾‍♂️ Sendo assim, acho o uso errado pois também sabemos que há outros fatores que favorecem o desenvolvimento de sobrepeso/obesidade e é possível que tenha algumas pessoas ao ouvirem “eu só comi gordice” podem se sentir ofendidas. Eu já usei essa palavra e percebi o erro. Se pesquisar, vão ver que é considerada uma palavra gordofóbica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍀 Espero que tenha sido uma informação a mais para vocês e qualquer comentário sobre o assunto é bem-vindo. Lembre-se, se cuide e se precisar sair use máscara 😷.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.