Bert Hellinger sobre a insônia:
"As pessoas que não conseguem dormir às vezes acreditam que necessitam vigiar algo."
Há uma história de Borchert sobre um menino em Berlim após a guerra. Ele vigiava dia e noite o corpo morto do irmão para que os ratos não o comessem. Embora estivesse completamente esgotado, estava convencido que era obrigado a manter-se de vigia. Um homem caridoso veio ter com ele e disse-lhe, 'de noite os ratos dormem.' Então o menino caiu adormecido.
Sintoma na visão sistêmica- inclusão de alguém ou algo excluído, algo injusto que ocorreu na família ou ainda lealdade familiar, mais pessoas na família tem o mesmo desafio.
Sintoma na visão biológica- acontecimentos traumático, inesperado que ocorreu a você, e o corpo no intuito para te auxiliar com a situação desenvolve um sintoma, fase de conflito ativo, que pode vir na fase atual do conflito ou após sua resolução. Cada caso é um caso e deve ser tratado especifica, cada um está inserido em um contexto. Entender e aprender mais sobre o sintoma é parte essencial da cura.
Todo sintoma requer um olhar amoroso. Porque ele está apontando para algo que foi esquecido e que pede inclusão e ordem. Algo que está aguardando para por você.
Débora Carvalho