Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mãe

Mãe
Débora Carvalho
mai. 25 - 3 min de leitura
010

“O sucesso tem a face da nossa mãe.” Hellinger 

Essa frase te assusta ou te conforta?

Daí me perguntaram: Mas como eu faço se tenho tantas dificuldades com minha mãe?

Hellinger faz uma separação que me parece bem interessante e didática, resumindo: Mãe e Pai foram perfeitos enquanto geradores de vida. São os únicos pais possíveis pra você. Enquanto mulher e homem eles tem limitações e muitas de nossas queixas são baseadas em crenças e percepções do que entendemos como papel de mãe e pai. Já viu as cartas que Bert publicou para o pai e a mãe dele?

Há varias abordagens que podem auxiliar nesse processo de estar em maior harmonia com os pais. Conheço varias tanto por ler quanto por ter sido cliente.

As Constelações Familiares me trouxeram uma visão mais ampla e com mais leveza, mas isso é um processo e cada um tem seu tempo.

A constelação mostra um caminho, mas não caminha por você!s
Por Leniana Herrmann Neuhaus

Carta de Bert Hellinger à sua mãe:

“Querida Mãe, você é uma mulher comum, assim como milhares de outras mulheres. Amo você assim, como mulher comum. Como mulher comum você encontrou o meu pai. Ele também é comum. Vocês se amaram e decidiram passar a vida inteira juntos. Casaram-se, isto também é comum, e se amaram como homem e mulher, profundamente. Fui gerado através desse amor profundo. Sou um fruto do amor de vocês. Vivo, pois vocês se amaram – muito comum.

Esperaram por mim durante nove meses, com esperança e aflições, perguntando-se se as coisas caminhariam bem para vocês e para mim.

Sim, querida mamãe, então você me pariu com dores e tormentos. Assim como outras mães têm os seus filhos. Então, eu estava aqui.

Vocês olharam para mim e se olharam. Estranharam: este é o nosso filho? E disseram sim para mim. Sim, você é o nosso filho e nós somos seus pais. Tomamos você como o nosso filho. Então me deram um nome através do qual me chamam, deram-me o seu nome e disseram a todos: este é o nosso filho, pertence a nós.
Vocês me nutriram, educaram e cuidaram de mim durante muitos anos. Sempre pensaram em mim. Preocupavam-se e se questionavam sobre as minhas necessidades. Deram-me muito.

Os outros, assim como eu, também, às vezes, diziam que vocês tinham falhas, que não eram perfeitos e que deveriam ter sido diferentes. Mas assim, da forma que vocês foram, foram certos para mim. Somente por terem sido da forma que foram, tornei-me quem sou. Para mim, tudo estava certo. Eu lhe agradeço, querida mãe, eu lhe agradeço, querido pai.”

Agora, o mais importante: “Liberto você, querida mãe, de todas as minhas expectativas e exigências que superam o que se pode esperar de uma mulher comum. Recebi suficientemente e já basta. Obrigado. Libero você, querido pai, de todas as minhas expectativas e exigências que superam o que se pode esperar de um homem comum. Eu lhe agradeço.”

Bert Hellinger


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.