Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ORDENS DA AJUDA – FRASES PARA SOLUÇÕES

ORDENS DA AJUDA – FRASES PARA SOLUÇÕES
Angelique Grunewaldt Pimenta
dez. 8 - 2 min de leitura
000

As frases para o equilíbrio são introduzidas na aula 3 do Módulo 8 Ordens da Ajuda – Frases para Soluções.

No atendimento do cliente, segundo a professora Olinda, as palavras que nos utilizamos estabelecem a ponte, um vínculo, entre o estado atual do cliente e o estado almejado. Neste sentido, é imprescindível que as palavras e frases para atingir a meta pretendida sejam empregadas no tempo adequado e modo razoável, evitando a gastar demasiado tempo e além de prolongar a dor e o sofrimento.

No âmbito sistêmico, conforme a mentora Olinda, identifica-se três tipos de frases: frases de pertencimento, frases de compensação e frases de ordem. 

As frases de compensação: “Agora eu te vejo/percebo”. Quando o cliente relata problemas em relação de exclusão ou abandono, solicitamos ao cliente utilizar frases de compensação que proporcionam a inclusão da pessoa afligida.

Portanto, consoante orientadora Olinda, as frases de equilíbrio e soluções não são frases ‘prontas’. Trata-se de frases que possuem métrica, isto é, elas precisam estabelecer coerência com o estado atual do cliente e ao mesmo tempo com o estado desejado dele. Além disso deve também ser observado o contexto e o momento vivenciado pelo cliente.

A frase, como informa a professora Olinda, por si só é desprovida de efeito.

Ela somente alcança seu potencial quando esta frase sistêmica é posta no momento certo, além de estar relacionada com todos os itens em pauta.

 

MÓDULO 8

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.