Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Amor

O Amor
Débora Carvalho
set. 9 - 3 min de leitura
000

O amor é uma presença de fundo, não é um sentimento e, sim, uma atitude. É a aceitação incondicional e agradecida do outro tal como é. É “Eu te tomo tal como é. Obrigado por me ter sido presenteado. Obrigado por ser como é.”.

Aprendemos o amor com os pais. Tudo o que nos separe do amor incondicional aos pais, irá se interpor entre nós e os outros. Se houve “movimento interrompido do amor” para o pai ou a mãe, haverá, também, para o parceiro.

O amor é aprendido e reparado com os pais. Quando o nosso amor para os pais fluir, fluirá, também, para os outros.

A paixão é cega, não nos permite ver a outra pessoa, somente vemos o que precisamos, o que projetamos. A paixão é um impulso que não podemos controlar, que vem de longe, vem da necessidade de nosso sistema familiar de curar ou compensar algo, graças a esse outro que nos está atraindo.

A paixão é a primeira etapa, durante a qual a pessoa está tomada por um movimento sistêmico instintivo totalmente a serviço da vida

Mais tarde, chega o amor à segunda vista. Para isso, geralmente os dois apaixonados começaram a viver crises que os aproximam da realidade. A cegueira desaparece e, finalmente, se veem um ao outro. É quando, então, o casal desaparece ou se formaliza. A pessoa, por fim, descobriu como o outro é: alguém tão imperfeito como ela mesma, que não corresponde, em nada, com o ideal de parceiro que havia forjado. No fundo, esse ideal é sempre uma projeção da mãe, nem sequer da mãe que tivemos, mas sim, de uma mãe ideal…

O amor à segunda vista é um amor adulto que toma o outro como é, renunciando que o outro se encarregue das minhas necessidades. Pouco a pouco, a pessoa se dá conta que parte destas necessidades poderá ser atendida pela relação e grande parte não… A pessoa assumirá a responsabilidade pelas suas carências e pela sua cura.

As três palavras chaves do amor no casal são: sim, obrigado, por favor.

Sim, te amo e te tomo tal como é,

Obrigado por ser como é, obrigado por tudo que me deu,

Por favor, te preciso.

A relação de casal se baseia em “te tomo tal como é”, e a vida em sociedade se baseia no respeito à diversidade de cada um “obrigado por ser como é”.

 

Artigo de Brigitte Champetier de Ribes

 

Débora Carvalho

Pedagoga, Psicopedagoga, Terapeuta, Mestre em Reiki, ThetaHealing, Consteladora Familiar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.