Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Significado das Constelações

O Significado das Constelações
Débora Carvalho
fev. 16 - 2 min de leitura
020

Hellinger: Quero dizer mais uma coisa sobre as constelações, apenas para prevenir equívocos. As constelações são imagens, fotografias do que foi e poderia ser. E, como as fotografias, não mostram a verdade total da situação, apenas alguns aspectos dela. São como trechos de panoramas ao longo de uma rodovia. Quando as pessoas tentam tomar decisões capitais com base em constelações, 
saem-se mal.

O melhor que se tem a fazer depois de uma constelação é não fazer nada, mas apenas permitir que a nova imagem produza efeitos por si mesma. Deixemo-nos surpreender pelo que acontece. Os sentimentos dos representantes revelam uma verdade parcial e não nos dizem necessariamente o que de fato sucedeu no passado. Ajudam-nos a identificar as forças inconscientes que atuam no sistema e a encontrar uma solução. É o máximo que se pode esperar das constelações.

Certa feita, um homem montou uma constelação. Não estava se dando bem com a esposa. Na constelação de solução, ficou separado da mulher, ladeado pelos filhos. Ao chegar em casa, comunicou-lhe: "Bert Hellinger disse que devemos nos divorciar e que nossos filhos devem ficar comigo." Isso é, pura e simplesmente, um abuso, um terrível mau emprego do exercício. Foi ruim para a esposa e ruim para o exercício.

Quando o sol se ergue, você pode utilizar sua luz, permitir que ela o ajude a ver com clareza. Depois de algum tempo, vê o que esperava ver, coisas diferentes ou novas possibilidades. Faz então o que tem de ser feito, mas não precisa discorrer a respeito do sol.

Fonte: A Simetria Oculta do Amor. Bert Hellinger
Página 161


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.