Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

QUANDO MINHA MÃE SE FOI

QUANDO MINHA MÃE SE FOI
Márcia Regina Valderamos
nov. 2 - 11 min de leitura
010

Desde que fui concebida meu objetivo foi te agradar, mamãe querida!

Todas as crianças amam seus pais.

Te amei tanto que passei anos e anos, décadas e décadas, fazendo o que achava que você ia gostar ou, em momentos de revolta (tive muitos!) aquilo que você disse para não fazer, pois odiava.

Me prejudicava para te desagradar.

Tudo era por você e para você.  Sempre! De um jeito ou de outro você sempre foi e é o centro de tudo na minha vida. RECONHEÇO.

Sempre em busca da sua aprovação, me superei em muitas limitações, venci muitos dos meus medos e, paradoxalmente, como em tudo que havia entre nós, fiz tudo muito bloqueado, me impedi de evoluir o tanto que poderia e tive tanto receio que me sentia incapaz, apesar de toda a capacidade que sabia que eu  tinha (será que tinha?).

Nem mulher fui, mãe, pois você nos achava fracas.

Filhos? Sempre os desejei, mas, você me ensinou que atrapalhavam.

Não os tive! Apesar de você não achar, sou obediente em demasia à você, mamãe.

Estou usando aqui, na maior parte do tempo, os verbos no passado, mas, na verdade, é tudo muito atual, no aqui agora, entre nós duas. Dia 21 de dezembro de 2008 você partiu para o céu. Estávamos na melhor época da nossa relação, sob o meu ponto de vista.

Me sentia tão íntima, tão próxima, tão importante e necessária à você como sempre quis.

Enxerguei nos seus olhos, ouvi lindas palavras de boca e recebi através de seus gestos, atitudes diárias, tudo o que sempre almejei. Até presente em um dos meus aniversários você me deu, você que nunca lembrava quando era meu aniversário.

Tivemos um bom tempo para nos deliciarmos com nosso profundo amor mútuo que teve sempre tantos impedimentos para ser expressado!

Apesar de todo o sofrimento, das dores físicas e emocionais (ou mesmo exatamente por tudo isso!) nos aproximamos e nos permitimos nos amar como sempre desejamos. É. Nós. Porque, mesmo não me sentindo desejada, pertencente, eu nunca quis acreditar que você não me quisesse de verdade.

Você não sabia COMO ME QUERER, né mãe? Foi um deleite para mim esse nosso reencontro nos seus últimos anos aqui, mãezinha.

Lembro quando, para me vingar, claro (perdão, mãe!), mas, também para “chorar um pranto preso por tanto tempo na garganta “ eu lhe contava das lembranças que eu tinha do que você me fazia quando eu era pequena e você me respondia que eu era muito neném, não era possível eu lembrar dessas coisas e me perguntava como se fosse uma criança muito, muito inocente, pedindo perdão com seu meigo olhar: "Eu fui tão ruim assim para você, Má?”.

Foi mãe. Quem bate esquece, quem apanha jamais.

Meu amor. MEU ETERNO AMOR. Como sempre você foi meu tudo, eu achava que era muito ruim e merecia que você me maltratasse e batesse daquele jeito! Afinal,  você sempre se comportou de modo disfuncional. Que pena!  Um doente adoece. Não há outra alternativa.

Deus te recolheu. Você voltou para a sua casa, para o seu lar e, novamente, me senti abandonada. Você me deixou de novo! Fiquei só. Eu e a minha dor de não te ter novamente!  Tão desafiante é a existência.

Você está em mim! Nunca me deixou nem deixará, mas, na época, foi isso que senti e vivi essa dor até agora. Todo tempo desses 12 anos me senti perdida, feito cachorro que corre, corre atrás da roda em movimento e, quando ela para, fica perdido.  Não sabia o que fazer.

Agora recupero a graça, mãe.

Não vivi, mãe. Percebo agora. Procurei ser vista e aprovada, apreciada, acolhida por você. Quase consegui. Consegui um pouco e você se foi, escapou! Sinto como se você se sentisse prisioneira de mim. Foram tempos difíceis, onde vivi a dinâmica: "Eu sigo você". Me destruindo para ir até os mortos, até onde a senhora estava.

Agora estou renascendo! De verdade. Estou me libertando de todo sofrimento, julgamentos, expectativas, culpas, distorções. 

É sempre tempo de ter uma vida feliz.

Agora, comecei a estudar com uma mulher maravilhosa, uma “mãe de todos ” como chamo, minha amada Mestra Olinda Guedes! Você ia amar ela e a irmã dela, a Susy Guedes que me lembra muito você, a vó Dora, quando canta louvores, quando ora, fala da Bíblia e conta histórias do povo de Deus.

Você ia amar a Sizumi, menina íntegra, dedicada, sensível, inteligente, super atenciosa, assim como as amadas Mari e Ver Lu. Equipe de finíssimo trato!

E a família da Olinda? Você iria se emocionar de assistir o que eu assisto, aprender o que eu aprendo vendo o dia a dia deles, saber o que sei a cada encontro com eles e com meus queridos colegas de curso.

E a Irmã Neiva? Tem visto ela dai?  Ouve suas lindas e sensíveis orações? Ah, você vê como a fé é igual em qualquer denominação? Mãe, a Irmã Neiva é jóia rara!

E o Jair? Que voz, que alma. Você ouviu ele de “Deus cantante” para mim? Como amo todos eles e tudo isso.  Eles tem sido meus remédios!

Estão me salvando e nem fazem ideia! Sei que ia se emocionar, porque, nos seus últimos anos de vida você me deixou ver seu lado humano, sensível que cheguei a duvidar que tinha, devido a dureza da maneira como me tratava durante minha infância e adolescência.

Nem parecia a mesma pessoa quando suas netas, nossas princesas Rebeca e Thalita, chegaram pela Graça de Deus, através do amor do meu amado irmão Milton pela nossa Miriam amada!

Seu coração amoleceu e eu, que vivia à espera de uma oportunidade para me aproximar e ser amada por você e te dar meu amor, entrei com tudo! Como você dizia “muito melosa“,  reprovando, como sempre fez, tanta demonstração de afeto.

Aproveito mesmo! Eita menina impertinente. Por isso apanha tanto.

Mãe, nas canções e vozes que nos embalam nessas aulas terapias que estou assistindo aqui vejo você, o pai, os nossos, eu vejo Deus e sinto e vejo Nosso Salvador Jesus Cristo! Mãe, é uma igreja!

Uma egrégora, como se diz. Estou me curando, mãezinha!

Percebo que não tem razão de ser eu me matar desse jeito para te aborrecer e aborrecer meu pai! Não posso segui-los nessa, meus amores! Vocês e os que os trouxeram até mim, a quem sou tão agradecida e amo tanto! Sinto muito pelo que viveram, mas não vou perpetuar isso. Não sei ainda como, mas quero sair disso e estou tentando, me tratando.

Eu amo muito todos vocês, mãezinha!

Agradeço todos, os honro e respeito, reconheço e sou grata a tudo o que passaram e viveram para trazer minha vida até mim e prometo superar o que eu mesma me faço e vou seguir fazendo diferente de vocês, sem jamais deixar de amar e respeitar a todos, com referência,

Hoje, quando a amada Alice cantava  Con Te Partirò - Andrea Bocelli e se emocionou lembrando de sua mãezinha, que talvez você tenha já visto, encontrado aí no céu, pensei tanto em você.  Nossa! Como sinto sua falta física, mãe! Dói! Mas, sei que você está em mim: 50% você, 50% meu paizinho. 

Nas nossas almas estamos unidas infinitamente e na nossa Rebeca amada você e o pai, todos nós, continuamos. Com a amada Thalita você está aí no céu, junto a Jesus Cristo. Pode ser que você já tenha visto a mãezinha da Olinda e da Susy.

Ela está por aí também! Por favor, agradeça a ela e a mãe da Alice por suas tão preciosas vidas. Ao pai das mestras Olinda e Susy hei de agradecer pessoalmente! Sr. Cizinho. Assim, que passar esse tempo de afastamento compulsório, vou lá conhecê-los e agradecer.

Enquanto isso, mãe, como você tem intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, peça à Ele para abençoar todos esses e protegê-los, por favor.  Fazem muito bem para toda a humanidade! Eu os adotei como família agora que me sinto mais órfã que antes. Você e o pai sabem bem de orfandade.

Por isso só me deram o suficiente,  o que tinham para dar. Eu entendo agora. Agora eu sei.

Não precisamos mais disso. Vou curar a mim e, através de mim, a todos vocês meus amados, para depois poder ajudar meus “fregueses”, como você chamava meus clientes, mãezinha!

Segue a letra dessa linda canção que a amada Alice canta para a sua mãezinha e eu para você, meu eterno amor Angelina Dacob Valderamos.


Con Te Partirò - Andrea Bocelli

Quando sono solo

Sogno all'orizzonte

E mancan le parole

Si lo so che non c'è luce

In una stanza quando manca il sole

Se non ci sei tu con me, con me

Su le finestre

Mostra a tutti il mio cuore

Che hai acceso

Chiudi dentro me

La luce che

Hai incontrato per strada

 

Con te partirò

Paesi che non ho mai

Veduto e vissuto con te

Adesso si li vivrò

Con te partirò

Su navi per mari

Che io lo so

No no non esistono più

Con te io li vivrò

Quando sei lontana

Sogna all'orizzonte

E mancan le parole

E io si lo so

Che sei con me, con me

Tu mia luna tu sei qui con me

Mio sole tu sei qui con me, con me

Con me, con me

Con te partirò

Paesi che non ho mai

Veduto e vissuto con te

Adesso sì le vivrò

Con te partirò

Su navi per mari

Che io lo so

No no non esistono più

Con te io li rivivrò

Con te partirò

Su navi per mari

Che io lo so

No no non esistono più

Con te io li rivivrò

Con te partirò

Io con te

 

TRADUÇÃO - Com Você Partirei

Quando estou só

Sonho no horizonte

E faltam as palavras

Sim, eu sei que não há luz

Em um quarto quando falta o Sol

Se você não está comigo, comigo

Erga as janelas

Mostre a todos o meu coração

Que você acendeu

Feche dentro de mim

A luz que

Você encontrou pelo caminho

Com você partirei

Países que nunca

Vi e vivi com você

Agora sim os viverei

Com você partirei

Em navios por mares

Que, eu sei

Não, não existem mais

Com você eu os viverei

Quando você está distante

Sonha no horizonte

E faltam as palavras

E eu, sim, sei

Que você está comigo, comigo

Você, minha Lua, você está aqui comigo

Meu Sol, você está aqui comigo, comigo

Comigo, comigo

Com você partirei

Países que nunca

Vi e vivi com você

Agora sim os viverei

Com você partirei

Em navios por mares

Que, eu sei

Não, não existem mais

Com você eu os reviverei

Com você partirei

Em navios por mares

Que, eu sei

Não, não existem mais

Com você eu os reviverei

Com você partirei

Eu com você

 

https://youtu.be/cE0zmTtp88g

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.