Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saberes Sistêmicos na Prática - A importância do Sono

Saberes Sistêmicos na Prática - A importância do Sono
Larissa Freitas da Cunha
dez. 26 - 4 min de leitura
010

Quem já transformou os saberes sistêmicos em estilo de vida?

Ou você muda através do que busca para si, por meio do conhecimento e de novas atitudes, ou está jogando fora o seu tempo, e o tempo é a sua principal moeda.

Vamos refletir sobre o seu cotidiano, como está curando sua vida por meio dos seus hábitos? E o que isso tem a ver com o sistêmico? Repare ou relembre dos hábitos de sua avó, de sua bisa ...você sabia que pessoas que respeitam seu corpo dormindo bem e pelo tempo necessário podem eliminar as necessidades de medicações alopáticas? O sono bom, entre outros hábitos como o exercício físico, alimentação orgânica, ,meditação tornam as pessoas mais longevas e felizes.

O comum entre os seres humanos que alcançam maior longevidade e felicidade são costumes simples inseridos no cotidiano. O costume de dormir cedo, ter laços familiares, reunir com amigos, de ter um propósito na vida, estão entre os milagres da fonte da juventude.

Você quer uma vida com mais produtividade? Durma mais cedo. As pessoas mais funcionais são as da manhã, portanto se você gosta de produzir durante a noite está na hora de mudar seus hábitos. Acordar com as galinhas, dormir com as galinhas... já dizia a minha avó. O galo cantou? Desperta. Se não tem galo, coloca o galo no despertador, já vou te explicar o porquê.

É muito importante ter um sono suficiente de pelo menos 8 horas por noite, no mínimo 7 para adultos, pois é durante o sono que desintoxicamos o cérebro e é durante o sono que o nosso fígado trabalha e já realiza boa parte da desintoxicação do organismo. Dois bons motivos para dormir bem, limpar o cérebro e e o corpo.

Lembrando queridos amigos, que só fabricamos Serotonina com o ambiente escuro, a pouca produção de serotonina é uma das causas da depressão, do mau humor, da ansiedade. Se você está curado com seu sistema de origem, não tem porque viver estressado ou desanimado, ou dormindo durante o dia além da soneca restaurativa.

Se sou da noite, como faço para produzir cedo?  Que tal ir acostumando o teu organismo a dormir meia hora mais cedo a cada dia? Exige de nós disciplina e vontade, exige que sejamos adultos.

O preço para quem dorme tarde é caro! Traz com o tempo depressão, baixa cognição, demência e doenças crônicas. Os benefícios de uma noite bem dormida, é uma vida muito mais saudável. Uma noite bem dormida cura uma gripe (entendeu né?).

O mundo agitado de hoje nos pede para dormir, dar pausa do sono que recupera a vida.

Me lembro que na minha infância, todos os dias, bem cedinho eu chegava na casa da minha avó Cezária, que morava ao lado do colégio. Que delícia chegar, dar bom dia, pedir benção e ainda saborear o café e o pão com chimia caseira que já estavam na mesa posta. Minha avó viveu seus 94 anos bem vividos, tinha regras de alimentação e sono que seguia à risca. Quem aí se inspira nos hábitos dos seus avós?

Se você tem a mente hiperativa e não consegue descansar, procure ajuda com um médico ou terapeuta, isso organiza a sua vida. Não somos feitos pela natureza para trabalhar das 8h até a meia noite. Os efeitos da privação do sono tem consequências nefastas sobre o nosso organismo.

Espero ter te ajudado e te convencido a cuidar melhor da sua saúde.

Um abraço feliz 

Larissa Cunha -Terapeuta Sistêmica e Positiva 

(Tudo que escrevi aprendi com Olinda Guedes e Sofia Bauer, minhas mestras queridas, venho colocando em prática como postura de vida).

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.