Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

COMO AJUDAR ALGUÉM COM OLHAR SISTÊMICO?

COMO AJUDAR ALGUÉM COM OLHAR SISTÊMICO?
Jheniffer Mendes de Andrade Belão
jul. 16 - 2 min de leitura
020

            As leis da ajuda, vão nos fornecer um norte de como ajudar alguém do ponto de vista sistêmico, tendo como fundamento as leis descritas por Bert Hellinger, no seu livro a Ordem da ajuda, no qual destaca alguns aspectos que devem ser considerados quando formos realizar um atendimento:

Ajudar sem tomar para si, só podemos oferecer o que temos. Precisamos estar bem para ajudar os outros, por isso a necessidade de realizar terapias; só podemos tomar o que realmente precisamos.

Olhar nossos pacientes com um olhar de amor e empatia, sem julgamento, perguntando:

  • Qual é a sua dor?
  • Qual é o seu sofrimento?
  • O que você quer curar hoje?

Lembrando que a mudança deve ser pessoal e intrasferível, a paz e a mudança começa com cada um, despertando um efeito dominó. Tem um ditado antigos: “gentileza gera gentileza” (autor desconhecido).

O terapeuta sistêmico deve ter uma visão holística do sistema, ao ouvir o seu paciente, o trata com respeito, como adulto, observando até onde pode ir, analisando os fatos, sem dar razão ou fazendo juízo sobre o sistema.

Nunca colocar o cliente como certo e o sistema como errado, ao contrário, deve se colocar do lado oposto ao cliente, analisando os dois lados da moeda.

Você só pode ajudar alguém, quando dar a ela um lugar no seu coração, sem julgamento.

Devemos estar em alerta sempre e pensar: O que em mim nutre o processo do meu paciente?

O profissional só poderá constelar, se o paciente puder ocupar um lugar dentro do seu coração e se não houver julgamento em relação a pessoa e ao seu sistema.

E principalmente há uma característica básica na ajuda, reconhecer no outro a capacidade de lidar com a sua própria realidade e história. Aquele que oferece ajuda está sendo apenas uma lanterna, que traz luz para momentos onde a visão está obstruída pela escuridão.

E de acordo com a Irmã Neiva, só assim podemos construir a ponte de Coração para Coração.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você