[ editar artigo]

COMPREENDENDO AS ORDENS DA AJUDA NO CONTEXTO DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

COMPREENDENDO AS ORDENS DA AJUDA NO CONTEXTO DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

 

Ao concluir o 8° módulo das Constelações Sistêmicas na Escola Real observamos belas considerações sobre as Ordens da Ajuda.

Conforme a Mestra Olinda Guedes “quem se importa serve, e só serve quem se importa”, essa afirmativa ressalta o que Hellinger expressa quando chama a atenção sobre aquele que oferece ajuda.

As Ordens da Ajuda estão pautadas em cinco métricas:

1. Dar somente o que se tem e pedir somente o que se necessita significa compreender os seus limites e o do outro;

2. Permanecer humilde dentro dos contextos, assim, é preciso tomar a realidade como ela é, observando o todo e olhando o sofrimento de forma sistêmica;

3. Considerar que a ajuda só é possível em uma relação de adulto,  considerar e tratar o outro como adulto, para que ele possa assumir a culpa por seus atos cometidos;

4. Se colocar diante do outro incluindo todo o seu sistema, ao ouvir a queixa do cliente considerar além do aqui e do agora, observando todo o sistema pois existe um bom lugar para todos, existe inclusão;

5. Não julgamento, é amar o outro mesmo que nada se modifique, não fazer julgamento, neste sentido, a ordem é o cliente ter lugar no coração do terapeuta. (GUEDES, 2015, p. 185-186)

Ao falar sobre a gramática das constelações Olinda esclarece, que tudo tem uma leitura e deve ser observada pois faz parte do campo.

Ao empregar exemplos nos permite compreender de forma mais simples a importância de o terapeuta saber interpretar as falas e atitudes do cliente, antes mesmo da constelação.  Tais como:

a) O cliente agendar constelação online e desistir 24 horas antes justificando a ida de familiares para visita em sua casa. (Segredo na família);

b) O cliente solicitar abatimento na terapia. (Relação com pai, dinheiro);

c) O cliente perguntar se atende em horário desconectado do horário do trabalho do terapeuta. (Relação com a mãe, tempo); O cliente não parar de falar. (Relação com pranto de memórias pessoais, ou transgeracionais).

No contexto das constelações as frases para soluções desempenham uma função importante.

São elas que selam os movimentos do campo, é como um sentimento que nasce no coração do constelador e vai para o coração do cliente.

A esse respeito Olinda expressa que todo constelador deve ler poesias, pois os poetas são precisos no uso das frases e métricas, esse exercício de leitura faz aperfeiçoar a sua prática para enxergar além do aparente, bem como utilizar metáforas por meio de frases ou palavras de solução, que servem “como ponte para alcançar o estado desejável das soluções procuradas pelos clientes em um menor tempo possível”.

Como exemplos podemos citar: Agora eu te vejo. Eu te percebo. Olá, eu vejo você. Já passou. Foi o suficiente, mas eu te agradeço.  Eu recebo você e tudo que nos une.

Tais expressões mostram que no desenvolvimento da constelação “as palavras são como chuvas de bênçãos, flechas que fazem o amor e a benevolência florescer” para se chegar a cura tão desejada. 

Toda terapia denota cuidados antes, durante e depois, assim, compreendi a importância que a professora Olinda expressa ao falar sobre os cuidados após a constelação.

O terapeuta deve dispor ao cliente um período de 2 horas onde se faz a constelação e conclui com a reunião de avaliação, onde se faz perguntas:

Como você está?; O que você está levando hoje?; O que você veio buscar? para verificar o estado de presença do cliente.   

Ao concluir uma constelação é importante também sugerir que o cliente entre em contato nas próximas 48 horas para saber como está passando, bem como indicar tarefas, elas, possibilitam uma jornada de crescimento para completar a cura, as jornadas variam de três meses até um ano.

No mundo atual as tecnologias fazem parte do processo de terapia, assim a Mestra Olinda com seu cuidado para conosco, nos chama a atenção sobre facilitar o atendimento online aos clientes.

Para tanto, é possível utilizar chamada de voz e de vídeo (via whatsapp), chamadas de vídeos (via zoom).

Como se pode ver podemos iniciar com tecnologias mais simples até as mais sofisticadas.

O atendimento deve ser em um espaço que possa existir privacidade, boa iluminação (em caso de vídeo para ver expressões e micro expressões), com a câmara disponibilizada em frente ao rosto, suporte para celulares e que não falte próximo de si, um afago, caneca com água, caixa de lenço de papel, um chá elementos que podem ajudar no processo da constelação.

A professora ainda nos oferece um modelo de carta que podemos adequar para os nossos clientes no atendimento online.

Foi emocionante ver a Professora Mestra Olinda Guedes se despedir com a aula:

Conclusão: As constelações como estilo de vida, nos presenteando com um carinho e amor maternal.  Vocês fazem parte da “Escola Real, gente que é gente. ”

Escutar essas palavras após assistir muitas vezes neste último ano me fez ser melhor, fui curada de muitas dores, e sei que hoje posso ser uma terapeuta formada pela assinatura da Escola Real.

Aqui aprendi que podemos nos resolver e sermos bem-sucedidos. Aprendi que ao ajudar, nos tornamos lanternas para aqueles que em algum momento estão na escuridão.

Consolidei a crença nos milagres, na natureza e no amor.

Gratidão!

#mod08

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você