Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONCLUSÃO MOD08

CONCLUSÃO MOD08
Joelma Aparecida Vieira Busanello
set. 19 - 3 min de leitura
000

Somos seres dependentes uns dos outros. Não há como sobreviver sem a reciprocidade da ajuda que segundo Bert “Aquele de quem não se necessita, aquele que não pode ajudar outros, fica só e definha.”

 A conclusão do módulo 08 trouxe a mim importante aprendizado da visão sistêmica das ordens da ajuda. 

A primeira ordem da ajuda ensina a importância do profissional estar preparado para ajudar uma pessoa. Dentro dos princípios das ordens da ajuda compreendi que o profissional só terá força quando houver um equilíbrio que consiste em dar apenas o que se tem e tomar somente o que necessita. De acordo com Bert existem limites no dar e tomar e o profissional deve perceber estes limites em si e em quem busca ajuda.

Na segunda ordem da ajuda aprendi que devemos considerar as circunstancias, ou seja, tomar a realidade como ela é, devemos observar a queixa do cliente de forma sistêmica considerando todo o contexto para poder ajudar no que for possível.

A terceira ordem mostra que devemos tratar o cliente como adulto, como grande e o terapeuta também deve se colocar como  outro adulto diante de seu cliente. São dois iguais com um objetivo e ambos avançam na resolução do problema com força, poder e respeito.

A quarta ordem ensina que ao receber um cliente não devemos olhar suas queixas de forma isolada, considerando somente o aqui e o agora, deve-se observar todo o sistema do cliente, seus antepassados, sua história familiar e profissional. O terapeuta deve olhar para o sistema do cliente com profundo respeito, sem julgamento, deve olhar com amor para seu cliente e para todas aquelas pessoas contra as quais o cliente tem uma queixa.

A quinta ordem ensina a importância do não julgamento. O terapeuta só poderá ajudar uma pessoa quando der a ela, ao sistema dela e a tudo o que acontece com ela um bom lugar em seu coração. 

Para poder ajudar nosso cliente de forma mais assertiva rumo a uma solução é importante saber fazer a leitura das constelações. Na aula dois a professora Olinda ensina a gramática nas constelações onde tudo são sinais  e que devemos estar atento a todos estes sinais desde o primeiro contato com o cliente. 

Nas aulas seguintes a professora  explicou a importância de estabelecer um horário para cada cliente considerando um pequeno intervalo de organização entre um atendimento e outro, assim como fazer a entrevista/pesquisa inicial com o cliente.

No atendimento do cliente as frases de soluções que serão usadas devem nascer do coração do terapeuta para tocar o coração e a alma do cliente.

Após o atendimento é muito importante saber do cliente se suas expectativas foram atendidas assim como estabelecer uma jornada de tratamento com seu ele.

Após a leitura do livro Ordens da ajuda de Bert Hellinger e dos ensinamentos da professora Olinda  agora eu sei que o ajudar alguém, por mais que nos deixa feliz, nem sempre é o melhor para ela. 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.