[ editar artigo]

AS ORDENS DA AJUDA

AS ORDENS DA AJUDA

Que módulo incrível! Como eu venho de uma mudança intensa de pensamentos e despertar da consciência, muito do que eu aprendi nesse módulo retrata a  forma que também enxergo como conseguimos ajudar a quem precisa.

De fato  a frase "quem se importa serve e só serve quem se importa" é importante para conseguirmos  aliviar o peso da "obrigação", para servir a vida daqueles que vieram antes e os que virão depois de nós. 

Com as métricas trazias por Bert devem ser colocadas em uma moldura linda e postas para todos enxergarem, o que de fato é  servir ou ofertar ajudar a quem precisa. E assim, nós, como terapeutas sistêmicos, conseguirmos separar o que é do  cliente, o que é nosso e o que é do sistema daquele cliente.

É saber também que não sabemos de tudo e que sim, podemos dizer não quando o cliente que vamos atender tem algo que ainda não curamos dentro de nós, afinal, é melhor que atender e não saber separar o que a gente passou do que o paciente esta passando.

É preciso saber que está tudo bem quando isso acontece, afinal, somos seres em busca de mudanças e crescimentos, e a cada experiência, conseguiremos atingir essas metas (consciente ou inconscientemente). 

Com tudo isso, temos o dever de falarmos da questão da forma que ela é, sem muitos rodeios, para que o cliente consiga enxergar sem se iludir, ou, no caso, tirar o véu da ilusão que muitas vezes o cliente tem nos olhos.

Chamar o cliente como um adulto, às vezes é complicado mas é o que eu sempre faço em todos os meus atendimentos, pois assim o deixo consciente que eu estou falando com o ser adulto e não com a criança ou com a pessoa ansiosa (a que vive muito no futuro).

Ouvir as queixas e olhar com um olhar mais criterioso é a forma de conseguirmos enxergar o real motivo daquilo que a pessoa esta nos passando, afinal, as pessoas nos trazem questões do que ela viu e sentiu, mas que algo por detrás ainda tem.

E dar um espaço no coração para que aquela pessoa se abra é a forma de nos colocarmos a serviço da vida e dizer sim, eu estou pronto para ajudar! Sem julgamento, sem peso e sem se colocar no lugar do outro, no sentido de não confundirmos que o que é meu é meu, e o que é do doutro é do outro. 

 Portanto, as métricas são de extrema importância para quando estamos atendendo, e todas as 5 se complementam, se ajustam, para haver uma harmonia.

  Que módulo incrível!! Gratidão.

 

#mod08

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você