Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Ana Paula Guimarães Corrêa Luquette
mai. 8 - 2 min de leitura
010

É muito bom poder ajudar alguém, porém, para que a ajuda seja eficaz é necessário métrica, assim nos deixou como ensinamento, Bert Hellinger.

 1ª Ordem da ajuda: Só podemos oferecer aquilo que temos e só se pode pedir aquilo que realmente precisa.

 Saber do que somos capazes, até onde conseguimos ir, reconhecer nossos limites para ajudar é muito importante, faz com que possamos oferecer justamente o melhor que temos de acordo com que a ajuda pede.

2ª Ordem da ajuda: Tomar a realidade como a realidade é.

 Não olhar unicamente ao sofrimento e sim ao todo. O que levou àquele sofrimento, o que causou, observando todo o contexto.

3ª Ordem da ajuda: Tratar o outro como adulto, relação de adulto para adulto.

 Partir do princípio de que essa pessoa é amadurecida, sendo assim, de igual para igual, podemos buscar a melhor forma de encontrar a resolução da situação ou problema, lado a lado, sempre com respeito.

4ª Ordem da ajuda: Não considerar somente o aqui, o agora.

 Olhar para o todo: vida atual, cotidiano, família, profissão, pais, avós, antepassados,  sempre com muito respeito a história familiar.

5ª Ordem da ajuda: Dar um bom lugar no seu coração.

 Servir com amor, com respeito, sem julgamento, respeitando a pessoa e o seu destino, sempre com amor e empatia. Porém, precisamos reconhecer nossos limites para que possamos ajudar de forma efetiva.  Se aquela determinada pessoa ou situação me incomoda, se não aceito, não concordo, significa que não sou capaz de dar um lugar no coração, encaminhamos então, para que outro possa ajudar.

Reconhecer que somos humanos, que temos limites ou limitações, nos torna humildes e por isso também, podemos procurar ajuda.

 Ajudar é uma arte! E pedir ajuda também não deixa de ser!

 Podemos ser instrumentos facilitadores para aqueles que sofrem. Contribuindo, criando condições para que eles possam cumprir suas tarefas com menos sofrimento, dores e com mais entendimento.

 O conhecimento e a informação são grandes aliados, podem  ser um bálsamo para as nossas feridas, afinal, todos sofremos.  Ninguém, absolutamente ninguém, está imune aos desafios dessa grande jornada que se chama vida.

#mod08 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.