CONCLUSÃO MÓDULO 08
Ajudar sem tomar para si. Aprender essa tarefa não é tão simples, mas é necessário para seguir as cinco ordens da ajuda.
Na 1ª ordem da ajuda, só posso oferecer aquilo que tenho. Assim, só é possível ajudar o outro quando tenho flexibilidade de mudar o meu próprio comportamento.
Na 2ª ordem da ajuda, atuar de forma sistêmica na queixa do cliente e não considerar só a queixa mas o todo.
Na 3ª ordem, ter relação de respeito de adulto para adulto, de terapeuta para cliente.
Na 4ª ordem, não ver a queixa do cliente só no aqui e agora. Considerar a queixa do cliente dentro do sistema com respeito e amor para com o sistema e os antepassados, “olhar o todo”.
Na 5ª ordem, só ajudar alguém quando der um bom lugar no coração à pessoa (cliente) e a tudo o que ela traz, ou seja, sem julgamentos.
Na gramática das constelações, perceber todos os momentos: perguntas, questionamentos e já ir anotando no ato de agendamento.
No atendimento das constelações usar frases de soluções, frases de equilíbrio nascidos do coração do terapeuta para o coração do cliente.
Só encerrar a constelação se o cliente estiver se sentindo bem. É importante dar uma tarefa ao cliente para ajudar nas questões que ele trouxe. Fazer uma jornada de tratamento de 3 meses a 1 ano com pelo menos uma sessão por mês e só dar alta para o cliente se ele estiver saudável, próspero e feliz.
#mod08#conclusão