Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

VALORES

VALORES
Helane Cristina Barbosa Araújo Gonçalves
mai. 20 - 7 min de leitura
000

Hoje pensando em como descrever a conclusão desse módulo, fiquei refletindo em que escrever? 

Quais imagens utilizar? Qual o nome do texto?

Foi quando os pensamentos se voltaram pra época escolar comecei a ter lembranças de muitas coisas que eu vivi nesse tempo de escola, na minha infância. Infância  essa que aos poucos me levou a profissão que eu tenho hoje e com orgulho. 

Eu me recordo que iniciei minha vida escolar aos 5 anos de idade em uma escolinha de bairro, conhecida como centros com creche. Estudei apenas um semestre porque meus pais não tinham como arcar com os valores ( não lembro a moeda da época), só sei que era 1986. Passou um pouco mais e já com 6 anos, fui para outra escola, agora chamado de Centro Comunitário, um lugar pequeno que tinha poucas carteiras/mesas, um pouco escuro, se eu não me engano apenas 3 salas de aula.

Tinha um banheiro para todo mundo, um pátio pequeno para brincar.

Foi lá que tive a minha primeira leitura que me permitiu no mesmo ano fazer 2 series juntas: alfabetização e 1ºserie. No ano seguinte já com 7 anos fiz a 2º serie. O ano terminou e então fui para escola pública e lá é que as lembranças sao fortes e bem nítidas, afinal de contas vivi dos 7 aos 14 anos como estudante nela. 

Lembro que minha mãe me deixou a primeira vez e eu fiquei muito nervosa, pois é uma escola pública que tinha desde o jardim até o magistério então tinha muitas salas, espaços para atividade ao ar livre, quadra de esportes, refeitório, banheiro de meninos e meninas separados, biblioteca, SOS, sala da direção e secretária e também colégio eleitoral. Pensa numa escola grande!

Seu nome é prof. Luiz Nunes Direito. Fiz da 3º a 8º série e lá fiz muitos amigos, tenho uma em especial que somos comadres hoje, pois somos madrinhas de batismo uma do filho da outra, uma amizade de quase 30 anos. Perdi contato da maioria mas as redes sociais me permitiram reencontrar alguns após anos e de vez em quando nos falamos. Tive professores que até hoje quando eu os vejo, alguns já bem idosos e aposentados, outros já em processo de aposentadoria, nos cumprimentamos. 

Isso é gostoso!

Sentávamos todos enfileirados, um atrás do outro e era uma felicidade quando alguns professores nos permitia fazer o circulo com as cadeiras. A gente ficava ao lado dos nossos colegas e assim conseguimos ver todo mundo. Eu por ser de estatura baixa sempre gostei de sentar na frente e até hoje em alguns lugares gosto de fazer o mesmo.

Na hora do intervalo, eu ia pra fila do refeitório fazer o lanche que tinha dias que era mingau, outros macarrão com sardinha em outros, bolacha com Nescau. As vezes eu não lanchava, preferia ir para a biblioteca, uma sala pequenina. Quando não, ia pra educação física, foi nessas aulas que tive conhecimento do funcionamento do corpo masculino e feminino.

Não me lembro de ter dificuldade com qualquer assunto mesmo quando sai da quantidade de 4 matérias para 8. Algumas já conhecidas outras novas mas consegui me sair bem. 

Quando conclui o primeiro grau, já sai da escola do bairro/município onde eu resido e fui para o município próximo e nossa capital do estado. Tinha que pegar ônibus e aprendi a usar a chamada carteira de meia passagem para estudantes. Para mim era uma euforia e ao mesmo tempo um medo, porque eu teria que ir de ônibus sozinha, algo que eu nunca tinha feito.

Os primeiros dias eram de um frio na barriga mas com o tempo tirei de letra e ai o pior aconteceu: fiquei de recuperação a 1º vezes foi um horror e muito sofrimento mas estudei e passei de ano. No ano seguinte fiquei de novo e estudei e passei novamente já no 3º e último ano ( convênio) decidi me dedicar e me esforçar o suficiente para não ficar em recuperação.

Foi nesse ano que o vestibular para mim foi apresentado e eu fiz mas não passei de primeira vez. Com ajuda de vizinhos, meu pai pagou um cursinho onde eu me dediquei e muito para que no vestibular seguinte, eu pudesse cursar uma faculdade e eu consegui.

Noites mal dormidas, refeições burladas, foi nesse período que aprendizado "a não jantar" e que até hoje são raríssimas vezes que o faço. Passei numa universidade federal que me deram o que hoje eu tenho profissionalmente.

Mas não foi um período fácil pois também não tinha dinheiro e então eu economizava a passagem de ônibus e andava 7 quarteirões para ir e 8 para voltar para a parada de ônibus e assim eu tinha um tiquinho mais de dinheiro para não faltar para as cópias dos livros que eu tinha que tirar porque dinheiro para os livros não seria suficiente.

Fiz a faculdade com apenas um jaleco e um tênis, frequentei muito a biblioteca e cópia de livros já eram meu diário. Me formei e hoje sou o que sou profissionalmente. 

Quando eu li sobre energia nas aulas de constelações, me remeteu a escola do início, a escola básica, onde tudo era ordenado, em horários rígidos, em silencio e respeito com o professor em sala de aula.

Hoje eu me pergunto o do porque a escola passou por uma mudança que hoje não vejo o brilho nos olhos das crianças, hoje o aluno perdeu o interesse em aprender. Parece que tudo é permitido mas não funciona.

Hoje os professores não são os da palmatória e mesmo assim são poucos que conseguem alcançar seus objetivos. Eu escrevo porque sou casada com um professor e eu vejo sua frustração quando o que ele planeja não da certo, assim como os alunos tão separados do mundo da escola.

 Ai vem a questão: mas e a energia?

Exatamente, na minha época a energia da escola parecia mais real, mais próxima, pais e professores e diretores conversavam e juntos faziam esse aprendizado com mais sabor, com mais paixão. Hoje esta tudo diferente, sem amor sem sabor.

Eu espero um dia sentir isso de novo nos meus filhos, na minha vida porque sim eu penso em voltar a sala de aula, mas como professora.

#mod05

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.