Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Descobrindo seu Propósito

Descobrindo seu Propósito
Henrique Bueno
abr. 15 - 6 min de leitura
040

 

Se você, assim como eu, acredita na importância de viver a vida com propósito, mas não sabe ao certo qual é o seu, esse exercício pode te ajudar. Se quiser usar com seu coach melhor ainda, já que ele pode fazer perguntas que tragam mais clareza ao processo. O processo tem quatro partes, todas elas utilizando a força da sua narrativa pessoal (storytelling) para extração de sentido. Pegue papel e caneta, escolha um local calmo e seguro e reserve tempo sem ser interrompido. Coloque uma musica calma de fundo, se isso te fizer bem. Mais importante, quando começar a escrever não pare: deixe a caneta navegar pelo papel, sem pensar.

LEMBRANDO SEU PASSADO POSITIVO (PP)

Descreva um momento em sua vida quando você prosperou, quando tudo deu certo e você realizou o que queria, como queria, e conquistou tudo o que buscava. Elabore sobre esse período: onde você estava, quem estava com você, o que você fez e como essa sua ação foi diferente do que você faz em outras situações, por que tudo deu tão certo e, mais importante, o que você sentiu à época e como se sente agora, ao escrever sobre isso? Como você contribuiu para o resultado e como esse resultado impactou sua vida, quem você é hoje, e as pessoas em geral? Nessa fase do exercício você vai:

  • Aprender com seu passado para aplicar as lições ao presente e futuro;
  • Encontrar uma positividade sólida, embasada em algo que você já realizou;
  • Ampliar e construir novos horizontes;
  • Buscar energia para ação, inspiração, criatividade.

GERANDO UM FUTURO FANTÁSTICO (FF)

Nessa fase, imagine que passaram-se 20 anos. Você está vivendo sua vida ideal. Você está vivendo no lugar que sempre sonhou. Se o trabalho é parte de sua imagem ideal, você está trabalhando com o que mais ama e sendo demandado exatamente o tempo que acha perfeito para que o trabalho não se torne um peso ou incômodo. Você atingiu o sucesso financeiro e vive com conforto e segurança. Seus relacionamentos são felizes e saudáveis. Imagine que há uma câmera escondida no botão da sua camisa… que imagens você veria em um dia seu daqui a 20 anos? Aonde você estaria? O que estaria fazendo? Mais alguém estaria com você? Não pense em como vai conseguir tudo isso, apenas registre no papel seu verdadeiro sonho. Ao final, escreva como você vai se sentir quando estiver vivendo esse momento da sua vida, e como se sente ao escrever sobre isso. Nessa fase do exercício você vai:

  • Aumentar seu bem-estar mental e físico;
  • Obter uma visão clara de futuro, via de regra atrelada a fase anterior, ou seja, plenamente possível;

DEFININDO COMPROMISSOS CONCRETOS (CC)

Agora imagine que você está colocando as malas no carro para iniciar a viagem em direção ao seu futuro fantástico (etapa 2) e que você está preparada para agir, para ser, exatamente o que foi no seu passado positivo (etapa 1). O que você está levando, quem vai com você? Como você vai chegar ao seu destino? O que precisa fazer, concretamente, para chegar lá?Quais obstáculos surgirão e como você irá superá-los? Quais conquistas intermediárias você precisa conquistar no caminho? Mais uma vez deixe a caneta rolar e escreva tudo que achar importante. Descreva como você vai se sentir durante a viagem, o que foi viver e aprender e como se sente enquanto escreve. Consegue perceber como tudo é possível e que, mais que o destino, é a viagem a parte mais importante, ou sua própria vida? Nesta fase você precisa:

  • Definir metas de longo e médio prazo, ou milestones;
  • Quebrar as metas de médio prazo em tarefas menores ou kaizen (pequenas mudanças incrementais que podem fazer toda a diferença ao longo da jornada);
  • Dividir para conquistar, em outras palavras, quebre seu objetivo em partes mais palatáveis. O medo da distância entre o hoje e nosso futuro fantástico é a maior razão de procrastinarmos tanto;
  • Crie esperança, somando vontade (willpower: eu sei que posso) a planejamento (waypower: é assim que vou chegar lá).

REALIZANDO COM AÇÃO AUTÊNTICA (AA)

Paul Valéry já dizia: a melhor maneira de fazer seus sonhos se tornarem realidade é acordar. Essa é a fase da execução pura.

Você sabe onde quer chegar e sabe que pode. Agora siga seu planejamento e aja. Lembre-se: Da importância da execução — o que transforma os sonhos em realidade:

  • Considere seus valores pessoais — os fins não justificam os meios;
  • Dê tempo ao tempo — a vida é curta para viver sempre com pressa;

Após concluídas as quatro fases, grife em cada um dos textos quais são os temas que mais aparecem, explicita ou implicitamente. Coisa como familia, liberdade, amor, dinheiro, realização. Escreva todas elas ao final e escolha as cinco que representam seus valores incondicionais. Pronto, esses serão seu guias e nortearão todas as suas escolhas e ações. Depois escreva em uma frase qual é seu propósito de vida. O meu, por exemplo, é Inspirar as pessoas a (re)descobrirem e, acima de tudo, viverem seus sonhos. Essa frase deve representar sua missão no mundo, definir para que você veio. Não se preocupe em fazer algo grande — o que importa é como esse propósito se conecta com quem você é e com quem pretende ser.

 

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.