Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Só o imperfeito tem futuro

Só o imperfeito tem futuro
Débora Carvalho
mai. 25 - 4 min de leitura
030

Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto só o imperfeito tem futuro. Bert Hellinger

Escreve de novo, limpa de novo... está tudo errado. E então a nossa mente viciada em pensamentos capta isso e acredita nessas conversas, tornando a voz que fala mais alto, muitas vezes achamos que essa vozinha é nossa própria consciência, porque, passamos a acreditar que o ego e a mente é tudo o que existe, quando isso não é verdade. Quando na verdade podemos lapidar e fazer as pazes com o nosso ego, porque precisamos dele, ele é muito importante para nós, podemos pedir para que ele fique de expectador, nos orientando. Devemos ter ego, a fim de agirmos como seres humanos. O ego é a determinação de certo e errado. Ele nos ajuda a tomar decisões na vida. No entanto, um ego não saudável só vê as suas próprias necessidades e desejos. Tem de estar sempre certo em tudo.

Normalmente essas pessoas ficam enfurecidas quando acusadas de estarem erradas. Nosso amigo ego diz você não é bom o suficiente, você precisa realizar de novo as mesmas tarefas porque você não faz nada direito. Não está perfeito. Isso então vira uma crença limitante que pode atrapalhar muito sua vida.

A verdade é que temos uma relevância cósmica aqui neste plano, nós escolhemos estar aqui neste planeta terra vivendo essas experiências.

E tudo o que nos é permitido será revelado a nós, a medida que vamos desobstruindo a nossa consciência destas programações que trazemos na mochila como um presente, pois é no decorrer do nosso processo de aprendizagem, que vamos caindo e levantando, errando e acertando, borrando e apagando.

Vamos reconhecendo que existem mais do que uma camada, que somos seres que trazemos uma complexidade, somos dotados de dons, de talentos.  Temos intuições sobre essas camada, vamos descobrindo como nos orientar dentro de nossas permissões, pois as vezes querer não é poder, o importante é  descobrir nossa tribo, nossa missão nesta vida.

Você já descobriu qual o seu propósito? Percebo que a cada despertar para uma nova consciência eu transmuto mais uma camada do que eu trago na bagagem.

Aprecio muito os escritos de um autor chamado Eric Berne, que formulou a técnica chamada da Análise Transacional. Ele diz que precisamos ter uma ideia de como se estrutura a personalidade, procurando perceber os registros que podem ter se firmado em nosso cérebro e que vão influir em nossas reações mentais e emocionais.

O ambiente é fator determinante na formação da personalidade.

Somos o produto da maneira como os adultos agiram, pensaram e sentiram da maneira como se relacionaram entre si e com a criança em formação.

O ser humano, na infância, é totalmente dependente do meio ambiente. Não tem defesas próprias, nem no campo mental nem no campo emocional.

No campo mental conhece pelo que lhe é apresentado, não tem discernimento nem capacidade de análise. No campo emocional, sua vida afetiva se desenvolve em consequência do intercâmbio com os seres do ambiente.

Por outro lado, a criança absorve avidamente aquilo que lhe é apresentado pelo ambiente, porque seu objetivo é justamente estruturar a sua personalidade e caminhar em sua maturação. Há uma tentativa contínua de conhecer o mundo e de sobreviver. Ou seja, todos nós nascemos príncipes e princesas, mas nossa infância nos transforma em sapos.

Tenho a sensação de que sempre trabalhei muito para simplesmente me lembrar de quem eu sou, soa até poético, por isso que os mestres indianos falam quando dizem que é preciso meditar pra compreender que o “Karma, quando bem compreendido, é apenas a mecânica através da qual a consciência se manifesta.” Depack Chopra.

Imagem reproduzida da internet.

Autora: Débora Pereira de Carvalho filha de José machado de Souza Filho & Beatriz Pereira de Carvalho. 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.