Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As perdas e a construção do Eu interior

As perdas e a construção do Eu interior
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
mar. 13 - 5 min de leitura
000

Ser privado de algo que possui, ficar sem a presença costumeira de alguém, perder alguém importante na vida... sempre vivenciamos um sentimento devastador, um vazio na alma, e no momento parece que nada é capaz de preencher essa lacuna imensa na alma. Tornar- se difícil seguir.

O que fazer diante da perda?

Se mostrar forte para aqueles que te rodeiam, conter os sentimentos e não se permitir sofrer? É impossível fugir dessa realidade e tentar mascarar essa situação não leva a lugar algum, só conduz a um turbilhão de conflito na alma.

É preciso chorar e viver o luto, faz parte da vida. O choro são as emoções fluindo da alma. Por muito tempo acreditava-se que apenas os fracos choravam sua dor, e permitiam que outros vissem suas lágrimas. Porém, o choro faz parte da construção da vida, e quando se chora por alguma coisa, ou um ente querido, estamos revelando o tanto e quanto aquele alguém é querido por nós, e agora estamos relembrando a importância daquilo que nos foi tirado, e que já não o teremos mais ao nosso lado.

LEIA MAIS: https://sabersistemico.com.br/blog/sobre-o-luto-e-as-perdas

Assim sendo, permitir-se chorar é o fluir da construção da vida, e não teremos uma explosão de mistura de sentimentos em um tempo futuro.

Onde nos apoiamos para seguir em frente?

O melhor lugar e encontro de apoio é naqueles que amamos, e de onde nascermos para a vida: a família, nossa célula mestre, mesmo permeada em alguns momentos por conflitos. É na família que vamos encontrar força e motivo para seguirmos adiante.

LEIA MAIS: https://sabersistemico.com.br/blog/como-minha-familia-ajudou-na-minha-cura

Isso, por causa dos legados da própria família que nos é transmitidos os valores, e é em meio as perdas que é possível evidenciar, se em nossa formação construímos juntos a família nosso eu interior, ou se fomos carregados nos braços das emoções alheias.

Em meio as perdas, vai se revelar, qual força nos move interiormente, suas crenças e valores vão se desenhando lentamente em suas atitudes, onde vão se configurar seus valores.

Essa jornada de descoberta de seus valores é muito importante para essa construção do Eu. Faça uma lista dos seus valores, isso vai facilitar a descobrir o que quer da vida, ver o passado e seu futuro.

É preciso olhar tanto para o passado, quanto para o futuro, pois o passado te dirá quem você é e o futuro o que pode ainda ser, qual história ainda tem a construir?... E rever seus desejos para o futuro.

Quais seus desejos para o futuro?

Isso é trabalho específico nosso, e uma dedicação exclusiva e diária. Assim, é possível tomar consciência, utiliza- se do saber sistêmico para essa postura, tomando consciência dos seus objetivos, esperança.

Encare esse processo como algo contínuo, e não como objetivo que precisa ser alcançado rapidamente, pois o processo de autoconhecimento nunca acaba, ele permeará a vida inteira, e a vida é uma constante mudança.

É preciso olhar para dentro de si mesmo, e aprender o tempo todo sobre si. Vivemos uma busca constante em descobrir o outro, e passamos a vida inteira sem descobrir quem somos de verdade. Onde é preciso corrigir.

Para rever nossos erros, como uma oportunidade para o caminho ao crescimento, e a não repetição dos mesmos, assim aprendemos a perdoar a nós mesmos, um renascimento em virtude do bem a cada manhã.

Eu tive algumas perdas na vida, minha irmã, ainda na adolescência, depois um acidente comigo, resultou algumas perdas... também a morte do meu sobrinho.

E por fim minha mãezinha a alguns meses, venho utilizando do saber sistêmico, para esse construir diário em minha alma. Esse construir, um tanto dolorido, mas que vem me oportunizado um olhar a vida de modo relevante, e ainda um vislumbre da importância da vida do meu semelhante de forma digna, onde eles também merecem tudo de bom que eu deseje a minha existência.

Assim, surgiu uma ressignificação dos legados da minha família, onde o caminho da construção do meu Eu interior, vem com base sólida em crenças distintas, de um marco respaldo, em cuidado com meu próximo, onde só oferto ao outro o que desejo a mim.

Eu, venho o chamando de amor que permeia caminho daqueles que acreditam na vida de Deus aspergida em nós, para evidenciar no mundo, um novo ser, nascido de novo, com base em conhecimento divino.

 

LEIA TAMBÉM: https://sabersistemico.com.br/blog/em-qual-tempo-voce-vive

 

 

 

  

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.